Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL, FLUP e Universidade das Quebradas se unem na formação de escritores das periferias

ABL, FLUP e Universidade das Quebradas se unem na formação de escritores das periferias

 

Começa amanhã, dia 16, o curso de formação de escritores da periferia “Machado Quebradeiro”, projeto que une a ABL, a FLUP e a Universidade das Quebradas, com organização do Instituto Odeon.

Idealizado pela Acadêmica Heloisa Teixeira, o curso terá Oficinas, palestras e seminários, que têm como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que os alunos contem suas próprias histórias e expressem suas experiências de vida por meio da escrita. Ao longo de oito meses, os alunos terão discussões relevantes sobre temas como “Machado Afrodescendente e periférico”, “Machado e a invenção do ser Branco no Brasil, “O Teatro Negro do Jovem Machado”, “O Machado que eu leio”. As aulas semanais serão realizadas na Biblioteca Rodolfo Garcia com 50 alunos, selecionados entre os mais de 200 inscritos e serão comandadas por escritores como Jeferson Tenório e Geovani Martins e pesquisadores da obra de Machado de Assis como Ana Flávia Magalhães Pinto e Paulo Dutra, entre outros especialistas.

Mais de 500 alunos já passaram pela Universidade das Quebradas, uma iniciativa criada em 2009 pela escritora e pesquisadora Heloísa Teixeira e por Numa Ciro.

Em 2014, a Universidade passou a realizar o curso no Museu de Arte do Rio - durante a gestão do Instituto Odeon -, sendo o projeto, desde então, desenvolvido em parceria com a Escola do Olhar, área educativa do Museu. Em 2024, o programa ganha o país com a missão de alcançar não somente escritores interessados na formação, como aqueles que desejam iniciar na carreira.

Esta iniciativa é realizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Wilson Sons. “O que mais a gente apontou e focou foi no sistema de troca de conhecimento, pois quando isso acontece, você também muda de perspectiva, você troca de subjetividades. A troca não é só de informação. Nosso projeto trabalha muito na linha do afeto, do reconhecimento, da integração entre as pessoas”, afirma Heloisa Teixeira, coordenadora e idealizadora da Universidade das Quebradas.”

15/04/2024