Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL inaugura exposição "Guimarães Rosa 1956"

ABL inaugura exposição "Guimarães Rosa 1956"

 

(13/07/2006)

 

 A Academia Brasileira de Letras inaugurou no dia 13 de julho, na  sua Galeria Manuel Bandeira, às 17:30h,  a exposição “Guimarães Rosa 1956 “  para comemorar os 50 anos da  publicação  daqueles que são considerados  dois  dos  maiores livros  da literatura brasileira: Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas.

 

Trata-se de uma fotobiografia, com 50 ampliações que registram momentos significativos da vida de Guimarães Rosa e dezenas de originais pela primeira vez exibidos ao público do Rio de Janeiro, cedidos pelo bibliófilo Manoel Portinari Leão.

 

São mostrados originais da correspondência de Rosa com escritores como Manuel Bandeira, Ribeiro Couto, Alberto da Costa e Silva, entre muitos, desenhos de Poty para as capas das primeiras edições daquelas duas obras e primeiras edições de outros livros de Guimarães Rosa.

 

 

Foi também exibido o filme da dramática  posse de Guimarães Rosa na ABL, dois dias antes de morrer, em  1967.

 

 Comentando a exposição, o Presidente da ABL, Marcos Vilaça declarou: “Cinqüenta anos depois, envolvido pela compreensão consensual de sua grandeza, Guimarães Rosa retorna na presente exposição, com a qual a Academia Brasileira de Letras, através da Galeria Manuel Bandeira, comemora tão notável efeméride. Reunindo vasto e muitas vezes inédito material epistolar, gráfico, plástico e bibliográfico, além de um minucioso percurso fotográfico sobre o autor, podemos dizer que Guimarães Rosa 1956, ainda que inegavelmente centrada no ano central de sua vida, abarca-a inteira, oferecendo ao visitante um contato próximo com um dos maiores escritores brasileiros de qualquer época".

 

Clique aqui para ver o texto na íntegra.

13/07/2006 - Atualizada em 12/07/2006