No segundo episódio de Páginas do Rio, Tony Ramos interpreta trecho do romance Querida Cidade, do escritor Antônio Torres. Aos 84 anos, o baiano ocupa desde 2013 a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras.
“Não se trata de um romance sobre o Rio, mas a cidade está, como em muitos dos meus outros livros. Não é à toa que o Rio é a capital mundial do livro. Ela talvez seja a cidade do mundo que mais tem inspirado livros, que mais tem inspirado escritores”, afirmou Torres ao CBN Rio.
O trecho lido por Tony foi interpretado por Fernanda Montenegro em recital na ABL no dia 11 de março. Segundo o escritor Antonio Torres, seus romances contam sobre as “pequenas histórias da história do Rio de Janeiro”.
“Esse trecho está em meu 12º romance. E o Rio do século 18 no romance 'O Meu Querido Canibal'; em 'O Nobre Sequestrador', é o Rio do século XVIII; e em' Um Táxi para Viena d'Áustria' estamos no final do século XX, até a cidade se afogar em Querida Cidade”, contou.
Leia "Reflexos no Espelho das Águas", trecho lido por Tony Ramos em Páginas do Rio
"Por baixo dessa imensidão de água repousa, no mais profundo silêncio, uma rainha da beleza tropical que, ao sucumbir espetacularmente às trepidações do mais agitado dos seus dias, levou com ela um dos mais fascinantes capítulos da história do continente americano. Era uma vez uma cidade de encher as vistas. De deixar a respiração em suspenso. De sensualidade a se insinuar até nas curvas das montanhas que a delineavam. De pedir pernas para andar, pimpona, fagueira, malandra, bandida.
Tão cheia de vida e aflições, em seu cotidiano ameaçado pelo caos, a rimar alegria e agonia, graça e desgraça, amor e dor.
De meter medo.
Principalmente isto:
O medo".
Matéria na íntegra: https://cbn.globo.com/cultura/analise/2025/05/16/paginas-do-rio-tony-ramos-le-trecho-de-romance-do-escritor-antonio-torres.ghtml
20/05/2025