A programação inclui lançamentos de obras, mesas literárias, bate-papos, oficinas e apresentações onde autores e especialistas vão discutir obras e temas como escrita feminina, identidade, inteligência artificial e outros. Além disso, a Flipelô também promete um mergulho nas obras e temáticas de Dias Gomes.
Destaques
O público que visitar a Flipelô vai encontrar atividades para todos os gostos. Um dos destaques é o Painel Angola e Brasil: pontes literárias e históricas de Luandino Luis Alves Carvalho que acontece na quinta-feira (07 de agosto) no Café Teatro Zélia Gattai. O Café Teatro Zélia Gattai também recebe o bate–papo Calasans e Conselheiro: história, política e religiosidade no sertão brasileiro, com Marcelo da Silva Ribeiro e mediação de Evandro Neto.
Já a Casa das Editoras Baianas na Igreja São Pedro dos Clérigos recebe também na quinta-feira a mesa coletiva: Frestas do mundo: narrativas de solidão, dor e cotidiano com Séfora Oliveira, Rita Santana, Lita Passos e mediação de Gustavo Felicíssimo. A Flipelô passa por marcos importantes da capital baiana como a Praça das Artes, Largo Tereza Batista, Igreja do Rosário dos Pretos, entre outros, com várias atividades culturais e literárias. Esse reconhecimento une tradição, história e literatura.
Confira todos os espaços da Flipelô:
Fundação Casa de Jorge Amado e Palco Flipelô
Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Casa Motiva | Vale do Dendê
Casa das Editoras Baianas | Igreja São Pedro dos Clérigos
Espaço Infantil Mabel Velloso | Praça das Artes
Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN)
Museu Eugênio Teixeira Leal
Vila Literária | Largo Tereza Batista
Espaço das Editoras Universitárias | FAMED
Espaço Cria
Palavra Borboleta | Vale do Dendê
Igreja do Rosário dos Pretos
Roda de Sustentabilidade | Terreiro de Jesus
Matéria na íntegra: https://geekpopnews.com.br/flipelo-2025-identidade-e-literatura-brasileira-a-luz-de-dias-gomes/
06/08/2025