Evento aconteceu no Hospital Universitário Pedro Ernesto
Alguns mistérios da mente foram desvendados nesta quinta-feira (18/09) pelo neurocirurgião e diretor do Instituto Estadual do Cérebro, Paulo Niemeyer, na palestra “No Labirinto do Cérebro, título de seu livro, que aconteceu no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, e a presidente da Academia Nacional de Medicina, Eliete Bouskela, e o Pró-reitor de Saúde da Uerj, o urologista Ronaldo Damião, prestigiaram o evento.
A palestra aconteceu no Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (Cepem) e destacou o funcionamento do órgão que nos permite ter personalidade, valores e pensamento, por meio do lóbulo pré-frontal. O diretor do Instituto do Cérebro também falou sobre a funcionalidade do lóbulo temporal, responsável pela memória, hipocampo e toda memória de nossa vida.
Em sua fala, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, elogiou a palestra feita por Paulo Niemeyer. Ressaltou que a mente humana é um universo em constante desenvolvimento e que o estado do Rio de Janeiro tem um equipamento de ponta para cuidar desse importante órgão.
“Dentro do cérebro existe uma vida extraordinária. Foi um encontro enriquecedor e de muito aprendizado. O Instituto Estadual do Cérebro realiza dez cirurgias neurológicas por dia, com atendimento de excelência pelo Sistema Único de Saúde. Isso nos dá muito orgulho”, enfatizou a secretária de Estado de Saúde.
O cérebro humano é um órgão complexo e único. Ao nascer, o ser humano tem 30% de sua formação completa, os demais são adquiridos com o passar do tempo.
“Ao longo de nossa existência são formadas as sinapses e os circuitos neurais, por meio de uma rede complexa, que possibilita o desenvolvimento das estruturas cerebrais. Elas nos permitem fazer associações, ter pensamento, linguagem, memória e identidade. O cérebro funciona em conjunto com a área motora e sensitiva. É um órgão sofisticado”, explicou o palestrante.
Fonte: https://www.rj.gov.br/saude/node/3560
27/09/2025