Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Globo - Rubens Ricupero recebe Prêmio Machado de Assis em noite de homenagens na ABL

ABL na mídia - O Globo - Rubens Ricupero recebe Prêmio Machado de Assis em noite de homenagens na ABL

 

Em evento que aconteceu na noite desta sexta-feira (25) em sua sede, a Academia Brasileira de Letras marcou o dia do escritor com uma série de homenagens. A instituição, que completou 128 anos no último domingo (20), entregou o Prêmio Machado de Assis ao escritor, professor e diplomata Rubens Ricupero.

Uma das mais tradicionais láureas literárias do país, o Machado de Assis recompensa personalidades da cultura pelo conjunto da obra. Além do prêmio, ele receberá uma quantia de R$ 100 mil.

- Me sinto honrado por um prêmio pelo conjunto da obra - diz Ricupero. - Mas sobretudo que, por meu intermédio, é um premio a uma diplomacia que se distingue pela paz em um mundo onde infelizmente se vê cada vez mais guerra, destruição, genocídio...

Com 48 livros publicados, Ricupero é autor de obras importantes como "A diplomacia na Construção do Brasil (1750–2016)", "Rio Branco: o Brasil no mundo", "O Brasil e o dilema da globalização" e, mais recentemente, "Memórias".

- Hoje é um dia de festa - definiu Merval Pereira, presidente da ABL. - Distribuímos medalhas para os que ajudaram a academia a defender e promover a cultura e a língua portuguesa.

Pela atuação na área da educação, Cristovam Buarque recebeu a medalha Francisco Alves. Por sua vez, o escritor Ubiratan Machado e o empresário Klécio Santos foram homenageados com a medalha Rachel de Queiroz. Já a medalha Joaquim Nabuco, destinada a personalidades de relevo na cultura brasileira, foi oferecida ao cineasta Silvio Tendler e ao compositor e poeta Hermínio Bello de Carvalho.

Encerrando as homenagens, o professor José Carlos Santos de Azeredo, coordenador de gramática do Dicionário Caldas Aulete, recebeu a medalha João Ribeiro, voltada a quem se destaca na área de estudo da língua portuguesa.

A ABL também celebrou o legado do poeta e ex-acadêmico Ferreita Gullar (1930-2016). O artista foi lembrado por ocasião dos 50 anos da escrita de "Poema sujo" e da publicação de "Dentro da noite veloz".

Matéria na íntegra: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/07/25/rubens-ricupero-recebe-premio-machado-de-assis-em-noite-de-homenagens-na-abl.ghtml

26/07/2025