Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - OAB RJ - OABRJ homenageia o conselheiro seccional e imortal José Roberto de Castro Neves

ABL na mídia - OAB RJ - OABRJ homenageia o conselheiro seccional e imortal José Roberto de Castro Neves

 

A OABRJ promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 31, homenagem ao jurista José Roberto de Castro Neves, novo ocupante da cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na ocasião, a presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, colocou em votação a proposta, aprovada por aclamação, de conceder ao mais novo imortal a Medalha Evandro Lins e Silva.

Você pode assistir a íntegra da solenidade pelo canal da Seccional no YouTube.

Participaram da cerimônia o presidente interino do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Felipe Sarmento, e toda a diretoria da OABRJ: a presidente, Ana Tereza Basilio, a vice-presidente, Sylvia Drummond, o secretário-geral, Rafael Borges, o secretário-adjunto, Sérgio Antunes, e o tesoureiro, Fábio Nogueira. Compuseram ainda a mesa a representante da OABRJ no Conselho Federal e presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Carlos Alberto Direito.

“José Roberto me ensinou muito, especialmente o amor pela leitura, pela literatura e pelo Direito. Além de advogado brilhante, é também um jurista e escritor excepcional, o que o torna uma figura rara e preciosa para a advocacia. Tê-lo como conselheiro da OABRJ e membro do Conselho Federal é motivo de grande orgulho. Sua produção intelectual é notável: um grande civilista, professor admirado e autor de obras que aproximam o Direito da sociedade, traduzindo com sensibilidade o papel fundamental da advocacia. Em seus livros, como ‘Os advogados salvaram o mundo’, ele reafirma que a advocacia é a base do Estado Democrático de Direito e o espírito crítico da sociedade”, disse Ana Tereza Basilio.

Em nome do CFOAB e do presidente Beto Simonetti, Felipe Sarmento destacou que a trajetória de Castro Neves expressa com brilho o entrelaçamento entre o Direito e a literatura, reafirmando que a advocacia contribui não apenas para a cultura jurídica, mas para a cultura nacional.

“José Roberto representa um advogado que, ao expandir seus horizontes culturais, torna-se mais humano e persuasivo. Como ele lembrou em seu discurso na ABL, ‘um país sem cultura é um país sem alma’. Sua presença na Academia fortalece a advocacia, honra a cultura brasileira e inspira uma prática jurídica comprometida com a ética, o pensamento crítico e a sensibilidade social. Sua jornada, da leitura na infância ao posto de imortal, é um exemplo vivo do poder transformador da palavra e da cultura”, discursou o presidente interino do CFOAB.

“Nunca pensei em ser outra coisa que não fosse advogado. Desde criança, queria exercer essa profissão, que considero a mais linda de todas, porque nos permite ajudar os outros. A advocacia é, acima de tudo, uma força pessoal e social. Temos o privilégio de fazer a diferença na vida das pessoas, com inteligência, sensibilidade e bom senso. É uma profissão que nos permite cultivar o afeto, a ética e o respeito”, disse Castro Neves.

Para encerrar a solenidade, Basilio anunciou que a entrega da comenda a José Roberto de Castro Neves e outros grandes nomes da advocacia fluminense será realizada no próximo 11 de agosto – Dia do Advogado.

Apoio à pacificação

Ainda durante a solenidade, os conselheiros e conselheiras presentes aprovaram a Moção de Apoio à Pacificação do País, apresentada pelo presidente Beto Simonetti no último Fórum de Lisboa. Liderado pela OAB, agora com o apoio da OABRJ e também do IAB, o movimento é um chamado ao diálogo e à construção de consensos em meio às divergências políticas e sociais do país.

A iniciativa busca desarmar os espíritos, promover a escuta e a civilidade, e reunir lideranças políticas e sociais em torno de pautas estruturantes como saúde, educação, segurança e combate às desigualdades. Trata-se de um esforço coletivo para reconstruir os caminhos do entendimento e fortalecer o futuro do Brasil com responsabilidade e compromisso democrático.

“Independentemente da corrente política adotada por cada advogado, trata-se de uma manifestação oficial do Conselho Seccional do Rio de Janeiro em apoio à iniciativa do presidente Simonetti, que vai em favor das pautas que verdadeiramente regem a sociedade”, manifestou-se a presidente Ana Tereza Basilio.

Matéria na íntegra: https://oabrj.org.br/noticias/oabrj-homenageia-conselheiro-seccional-imortal-jose-roberto-castro-neves

04/08/2025