Uma exposição que homenageia os 70 anos do lançamento da grande obra do escritor João Guimarães Rosa, "Grande sertão: veredas", já está em cartaz no Espaço Cultural Correios, em Niterói. A mostra é da artista visual Graça Craidy e reúne 50 obras entre retratos de personagens do livro e do próprio autor.
A exposição foi aberta no último sábado (7) e segue em cartaz até dia 28 de março, no Centro de Niterói. Entre os personagens retratados, em acrílica, aquarela e pastel oleoso, sobre tela e papel, estão, por exemplo, Riobaldo, Diadorim, Joca Ramiro, Hermógenes, Zé Bebelo, Otacília, Nhorinhá, Manuelzão, Sô Candelário e Quelemém.
O próprio escritor, eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1963, aparece em dois retratos, um deles se embrenhando no Cerrado mineiro um cavalo junto com vaqueiros, passagem que de fato aconteceu na fase em que coletava dados para escrever a obra. A flora e a fauna da região onde se desenvolve uma narrativa ambientalam a exposição, com coqueiros buritis, pássaros e aves criadas pela artista.
Para ter domínio da temática e aguçar sua inspiração, Graça, de 74 anos, que vive e tem ateliê em Porto Alegre, não só leu o romance como fez um curso sobre o livro, durante o qual leu, releu e debateu a narrativa por meses com a professora da USP Maria Cecilia Marks.
"Espero que os visitantes se encantem com a história em quadros do meu 'Grande Sertão' particular, expressionista, apaixonado, de cores turvas, ternas e terrosas. Em cada personagem, cena, gesto, o meu gentil convite para despertar nas pessoas o desejo de ler esse grande romance", diz Graça.
Com "Grande sertão", é a quinta vez que um artista une sua arte à literatura. Graça já fez obras sobre Clarice Lispector, Érico Veríssimo e outros escritores do Rio Grande do Sul.
Na leitura de Graça, "Grande sertão: veredas" retrata "o Brasil profundo, em plena mudança do Império para República, a contragosto dos senhores de terra e coronéis que viam no poder central republicano a anulação do seu poder histórico exercido nas pequenas comarcas desde o tempo das sesmarias".
O Espaço Cultural Correios fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 481, no Centro de Niterói. A visitação da exposição funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h, e aos sábados das 13h às 18h.
Matéria na íntegra: https://atribunarj.com.br/materia/exposicao-em-niteroi-celebra-os-70-anos-de-grande-sertao-veredas
10/02/2026