A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza nesta quinta-feira, 29, no Petit Trianon, a eleição para a cadeira nº 26, aberta com a morte do acadêmico, advogado e escritor Marcos Vilaça, aos 85 anos, em março. Estão inscritos: Diego Mendes Sousa, Evandro Aléssio Rodrigues Pereira, José Roberto de Castro Neves, Rodrigo Lacerda e Sivaldo Venerando do Nascimento. Entre os principais candidatos, José Roberto de Castro Neves, bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Direito (LL.M.) pela Universidade de Cambridge. Doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é professor de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Autor de Os grandes julgamentos da História, entre outras obras.
Além de Rodrigo Lacerda, formado em História pela USP, com Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma universidade, é escritor, tradutor, professor e editor. Trabalhou em algumas das mais importantes editoras do Brasil, entre elas a Nova Fronteira, a Editora da Universidade de São Paulo e a Cosac & Naify. Atualmente, é membro do conselho editorial da Zahar. Neto de Carlos Lacerda e filho do editor Sebastião Lacerda, Rodrigo seguiu a tradição literária familiar. Com diversos livros publicados, entre romances, contos, crônicas e livros infantojuvenis, – pelos quais recebeu alguns dos mais relevantes prêmios literários do país –, teve sua obra editada na França, Alemanha, Portugal, Espanha, Uruguai, entre outros. Seu livro mais recente, Reserva natural (Companhia das Letras), é uma seleção de dez contos que nasceu a partir da observação do comportamento dos animais e embute uma crítica ao comportamento humano.
Matéria na íntegra: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/abl-elege-sucessor-do-advogado-e-jornalista-marcos-vilaca/
27/05/2025