No dia 13 de novembro, sexta-feira, a Academia Brasileira de Letras deu continuidade à série de apresentações de Música de Câmara, com o recital do Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF), composto por Ana de Oliveira (violino), Ubiratã Rodrigues (violino), Nayran Pessanha (viola) e David Chew (violoncelo).
O evento foi no Teatro R. Magalhães Jr., teve entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Programa
H. VILLA LOBOS - Quarteto nº 1
ASTOR PIAZZOLLA - Tango ballet e Four for tango
TIM RESCALA - Ingrata (obra dedicada ao Quarteto)
Saiba mais
O Quarteto de Cordas da UFF - Universidade Federal Fluminense – foi criado em 1985, na cidade de Niterói. Apresenta com freqüência nas principais cidades brasileiras, além de participar dos principais festivais de música do país, onde seus integrantes exercem também a função de professores. Executou diversas obras brasileiras em primeira audição. Gravaram na Rádio BBC de Londres obras de compositores brasileiros, sendo transmitida para toda a América Latina e Inglaterra, em 1988. O quarteto possui um vasto repertório tanto de compositores internacionais quanto nacionais.
É considerado um dos melhores conjuntos desse gênero no Brasil, em suas concepções estéticas e interpretativas. Seus integrantes são músicos de prestígio no cenário nacional e internacional da música de concerto, com diversas apresentações no exterior. Sua formação atual é composta por integrantes das principais orquestras do Rio de Janeiro. Atuam também como solistas, além de exercerem atividades didáticas.
Ana Oliveira, o primeiro-violino do Quarteto de cordas da UFF, foi entre 1999 e 2009 spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, e é integrante do Trio Puelli.
Ubiratã Rodrigues é violinista da Orquestras Sinfônica Brasileira.
Nayran Pessanha, violista, professor e camerista, desenvolve intensa atividade didática e ainda integra a Orquestra de Câmera Rio Strings.
David Chew é o mais carioca dos músicos ingleses. É o primeiro violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Trio Carioca e fundador e diretor artístico da orquestra Rio Strings, indicada ao Grammy Latino 2005, pelo disco Fantasia Brasileira, na categoria Melhor Disco de Música Clássica. É também o fundador do Encontro Internacional de Violoncelos que já entrou para o calendário anual como uma das atividades musicais mais importantes do Rio de Janeiro.
13/11/2009
11/11/2009 - Atualizada em 11/11/2009