Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL realiza mesa-redonda em homenagem ao escritor mexicano Carlos Fuentes

ABL realiza mesa-redonda em homenagem ao escritor mexicano Carlos Fuentes

 

A Academia Brasileira de Letras realizou mesa-redonda em homenagem ao escritor mexicano, nascido no Panamá, Carlos Fuentes, falecido esta semana, no dia 15, terça-feira, aos 83 anos de idade, na Cidade do México. A coordenação foi da Presidente da ABL, escritora Ana Maria Machado. A mesa teve como palestrantes o Acadêmico Eduardo Portella e a Acadêmica Nélida Piñon. O evento aconteceu no dia 24 de maio, quinta-feira, às 17h30min, na Sala José de Alencar, Avenida Presidente Wilson 203, 1º andar, Castelo, Rio de Janeiro. 

A mesa-redonda em homenagem ao escritor Carlos Fuentes teve entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal.

Saiba mais

Carlos Fuentes foi um dos escritores da América espanhola mais respeitados internacionalmente, ao lado do colombiano Gabriel Garcia Marques e do peruano Mario Vargas Llosa – estes premiados com o Nobel de Literatura, uma honra que outros escritores, críticos e ensaístas cobravam também para Fuentes. Os três foram o símbolo de uma geração para a qual literatura e política estiveram sempre lado a lado, característica que o imaginário mundial atribuía igualmente a outros autores latino-americanos.  O escritor mexicano sempre se envolveu em debates políticos e foi um crítico severo da corrupção em seu país.

Admirador de Machado de Assis e mantendo uma relação sempre próxima com   intelectuais brasileiros, Carlos Fuentes esteve em 2011 na ABL, onde, no Salão Nobre, fez uma conferência denominada “La novela de la revolución mexicana”. Antes da palestra, foi apresentado pela Acadêmica Nélida Piñon, sua amiga de longa data e com quem se encontrava regularmente em eventos literários. O último deles foi o Hay Festival de Cartagena de Índias, na Colômbia, reconhecido como uma das reuniões literárias mais importantes da América Latina. Os dois foram os grandes destaques do evento, e um diálogo entre eles ficou registrado na entrevista que concederam ao jornal espanhol El Pais.  Nélida disse: “Nós somos os últimos da nossa espécie”. Fuentes respondeu, em tom jocoso: “Não, somos quase múmias”. A entrevista, na íntegra, foi publicada no dia 27 de janeiro e pode ser acessada no site do jornal.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

24/5/2012

18/05/2012 - Atualizada em 17/05/2012