A Academia Brasileira de Letras elege nesta quinta-feira, dia 11 de abril, às 16:00 horas, no Petit Trianon, o novo ocupante da cadeira número 10, vaga com o falecimento do poeta alagoano Lêdo Ivo, ocorrido dia 23 de dezembro do ano passado, em Sevilha, na Espanha. Os ocupantes anteriores da cadeira foram: Rui Barbosa (fundador), Laudelino Freire, Osvaldo Orico e Orígenes Lessa. O patrono é Evaristo da Veiga.
Concorrem à sucessão 15 candidatos e será eleito aquele que conquistar a maioria absoluta dos 38 votos possíveis, em no máximo quatro escrutínios. Ao final do pleito, com o novo Acadêmico eleito ou não, a Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, procederá à tradicional queima dos votos.
Os candidatos, por ordem de inscrição (abertas a partir do dia 10 de janeiro deste ano), são: Rosiska Darcy de Oliveira, Antonio Cícero, Marcus Accioly, Diego Mendes de Souza, Felisbelo da Silva, José Paulo da Silva Ferreira, Blasco Peres Rego, Mary del Priore, Joaquim Cavalcanti de Oliveira Neto, Carlos Alves Jr., Wilson Roberto de Carvalho Almeida, Cezar Augusto da Silva Batista, José William Vavruk, João Francisco Guimarães e Francisco José da Silva.
De acordo com os Estatutos da ABL, se a cada escrutínio nenhum dos candidatos conquistar os 20 votos necessários, serão feitos no máximo mais três outros, até que se tenha um vencedor. Caso se mantenha o impasse, a Diretoria da Academia declarará vaga a cadeira, e os candidatos em potencial, independentemente de serem os mesmos ou não, terão um mês para se inscreverem. Passado esse tempo, será marcada uma nova eleição para dois meses depois, seguindo o mesmo protocolo da anterior.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
9/4/2013
09/04/2013 - Atualizada em 08/04/2013