A Academia Brasileira de Letras deu continuidade à série “Música de Câmara na ABL” com o concerto do duo Ana de Oliveira (violino) e Flávio Augusto (piano). O programa teve composições de César Franck (Sonata em Lá Maior), Radamés Gnattali (Flor da noite), Béla Bartók (6 danças populares romenas), Guerra Peixe (Sonata nº 2) e Astor Piazzolla (Le grand tango, arranjo para violino e piano de Sofia Gubaidulina). O espetáculo aconteceu no dia 03 de maio, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203. A coordenação foi do Acadêmico Luiz Paulo Horta, também jornalista e musicólogo.
A série “Música de Câmara da ABL”, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, tem patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
A violinista Ana de Oliveira e o pianista Flávio Augusto se encontraram pela primeira vez em 1984, como jovens estudantes no Festival de Campos de Jordão, na época sob direção do Maestro Eleazar de Carvalho. Foram selecionados para apresentarem, juntos, a Sonata de César Franck e a executaram de cor no Auditório Cláudio Santoro. Desde então, a afinidade e a afetividade musical dos dois se mantém, em diversas formações. Para 2012, o duo apresenta um repertório eclético, com obras de compositores que se inspiraram e aprofundaram na cultura de seu povo e a citada Sonata de César Franck, comemorando aquele reencontro em Campos do Jordão.
Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, Flávio Augusto se tornou, em 1988, o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano “Villa-Lobos”, no Rio de Janeiro. Desde os treze anos tem sido solista das principais orquestras do país, em palcos importantes como os Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro, o Teatro Nacional de Brasília e a Sala São Paulo. Foi também integrante do Trio Aquarius – com quem gravou dois CDs dedicados a compositores brasileiros. Foi professor do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez e do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (MG). Em setembro de 2004, passou em 1º lugar no concurso público para Músico/Pianista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa mesma instituição, foi professor substituto de piano nos anos de 2006 e 2007.
Natural de São Paulo, Ana de Oliveira iniciou o estudo de violino e música aos cinco anos de idade, com a professora Lola Benda e, posteriormente, com Uwe Kleber. Estudou com os violinistas Rainer Kussmaul e Federico Agostini na Alemanha, onde se graduou na Staatliche Hochschule für Musik em Freiburg, como bolsista da Vitae e do KAAD. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, sob direção do maestro Jamil Maluf. Venceu, em 1984 e 1985, o concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também em 1985, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É coordenadora pedagógica da Etapa Educativa da Mostra Internacional de Música de Olinda desde 2005. Desde 2009 é violinista do Trio Puelli, com Karin Fernandes e Ji Shim, dedicado ao repertório contemporâneo brasileiro e internacional. Executou, em julho de 2011, a primeira audição no Brasil do Concerto Duplo de Benjamin Britten para violino e viola, ao lado do violista Gabriel Marin.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
3/5/2012
25/04/2012 - Atualizada em 24/04/2012