Em visita à Academia della Crusca, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, pronunciou conferência sobre a vida e obra do escritor Machado de Assis. O acadêmico falou em italiano para uma platéia que reuniu personalidades européias durante o Encontro de Multilingüismo, organizado pela Crusca no último dia 9.
No dia seguinte, Sandroni participou de reunião de trabalho do Colóquio, com a presença de 40 países da Europa. O jornalista foi o único representante de um país de língua portuguesa.
A mais antiga
Fundada em 1580, na cidade de Florença (Itália), a Academia della Crusca é a mais antiga do gênero no mundo e abrigou Galileo Galilei entre os acadêmicos.
Ponto de referência para os estudos sobre a língua, filologia e literatura italianas, a troca de experiências com o Brasil não é de agora. Em viagem à Itália no dia 7 de maio de 1877, o imperador d. Pedro II foi recebido pelos intelectuais da instituição em sessão especial.
Através de Centros especializados e em regime de colaboração com as universidades, a Crusca apóia a atividade científica e a formação de novos pesquisadores.
12/5/2008
12/05/2008 - Atualizada em 11/05/2008