A Acadêmica Ana Maria Machado lançou a edição francesa de seu livro Bisa Bia, Bisa Bel (sob o título Bisa Béa Bisa Bel), das éditions Chandeigne, com a presença da ilustradora Charlotte Arene, em Paris, no dia 18 de março, terça-feira, às 19 horas (hora local), na Librarie Portugaise & Brésilienne.
“Quando escrevi Bisa Bia, Bisa Bel só estava era com muita saudade de minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que pouco depois teria uma filha e essa linhagem feminina ficaria ainda mais significativa para mim. Nem que a história faria tanto sucesso, ganharia tantos prêmios, seria escolhida como um dos dez livros infantis brasileiros essenciais, assim como vir a ser traduzida pelo mundo afora e, sobretudo, tocar tantos leitores”, afirmou a autora sobre o livro em entrevista ainda no Brasil.
Segundo Ana Maria Machado, por causa de Bisa Bia, tomou chá com avós em uma porção de colégios de cidades diferentes, recebeu receitas de biscoitos, ganhou bordados, viu exposições de fotos de família.
“Por causa de Neta Beta, nesses ou em outros colégios, ouvi músicas metaleiras do futuro, li jovens utopias sobre o mundo que ainda vem por aí, assisti a desfiles de moda intergalática. E da Califórnia a Paris, do México a Berlim, passando por todo o nosso interior, encontrei gente que sorriu ou chorou com Bel e que depois veio me dizer que também tem uma Bisa Bia morando no coração. Mais que todos os prêmios e todas as críticas elogiosas que o livro recebeu, mais que todos os recordes de venda, sei que esse é o grande presente que Bisa Bia, Bisa Bel continua me dando, sempre — é uma ponte com outros seres humanos, de origens e idades variadas”.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
19/3/2014
14/03/2014 - Atualizada em 13/03/2014