(09-06-2006)
A Acadêmica Nélida Pinõn recebeu no dia 8 de junho o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS. Autora de dezesseis livros, traduzidos em mais de vinte países, ela foi o primeiro autor de língua portuguesa a receber o importante prêmio espanhol Príncipe de Astúrias das Letras, em 2005.
O diploma foi entregue à escritora pelo Reitor Joaquim Clotet, que destacou a qualidade de seu trabalho. Em seu discurso, Nélida destacou a carência educacional do Brasil e a importância de uma política social de bom uso da língua portuguesa.
Embora já tenha sido agraciada por universidades dos Estados Unidos, Canadá, França e Espanha, essa foi a primeira vez que Nélida recebe o título de uma universidade brasileira.
A outorga foi sugerida pela Faculdade de Letras (Fale), e aceita por unanimidade pelo Conselho Universitário da Universidade. O vice-diretor da Fale, Luiz Antonio de Assis Brasil apresentou Nélida como uma “agitadora cultural” e embaixadora da brasilidade.
O título de Doutor Honoris Causa é o prêmio honorífico de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, e é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
19/07/2006 - Atualizada em 18/07/2006