A Academia Brasileira de Letras abriu seu novo ciclo de conferências, denominado “Visões da História”, sob coordenação do Acadêmico, professor e historiador José Murilo de Carvalho. A primeira palestra foi realizada pelo professor, mestre e doutor em História Social da Cultura Felipe Charbel, que abordou o tema “A história em Maquiavel”. O evento aconteceu no dia 25 de setembro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
José Murilo de Carvalho explicou o objetivo e a proposta do novo ciclo: “Visões da História” são manifestações da autoconsciência da humanidade. Fenômeno típico da Idade Moderna, o pensamento sobre a trajetória ou as trajetórias da humanidade constitui um esforço de dar sentido à nossa existência coletiva. Ele mesmo histórico, esse esforço é constantemente renovado. Mesmo mutante, ele se torna cada vez mais importante à medida que a própria História nos parece cada vez menos transparente. O ciclo de conferências sobre “Visões da História”, organizado pela ABL, pretende retomar alguns dos autores clássicos sobre o tema, Maquiavel, Vico, Ortega y Gasset, e examiná-los à luz de um momento de desorientação em que se chegou a propor a ideia do fim da História”, afirmou.
O ciclo terá mais quatro palestras: dia 2 de outubro, “História e historicidade em Santo Agostinho”, com o Acadêmico Tarcísio Padilha; dia 9 de outubro, “A História como sistema em Ortega y Gasset”, com Arno Wehling; dia 16 de outubro, “O fim da História?”, com o AcadêmicoSergio Paulo Rouanet, e dia 23 de outubro, “A História em Giambattista Vico”, com o Acadêmico e professor Marco Lucchesi.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Felipe Charbel é Professor adjunto de Teoria da História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui graduação em História pela UERJ. Mestre e doutor em História Social da Cultura pela PUC-Rio, defendeu em Junho de 2008 a tese "Timoneiros: retórica, prudência e História em Maquiavel e Guicciardini", publicada em 2010 pela Editora da Unicamp. Tem experiência nas áreas de História e Estudos Literários, com ênfase em Teoria da História, História da Historiografia, História da Cultura e História Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Retórica, História Intelectual do Renascimento, Historiografia do Renascimento, Teoria da História, Historiografia Contemporânea, Historiografia Literária (século XX) e crítica literária.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
25/9/2012
18/09/2012 - Atualizada em 17/09/2012