O Acadêmico Marco Lucchesi é o curador da Exposição “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz”, que foi inaugurada no dia 19 de outubro e estará disponível ao público até o dia 17 de dezembro. A mostra resgata a atualidade da Divina Comédia, principal obra do poeta florentino e um dos maiores monumentos literários da história do Ocidente. Nela, Dante, que também foi político e prior de Florença, expressa, em poesia sublime, toda a riqueza de seu pensamento filosófico, teológico, moral e político.
Na exposição, o espectador vai embarcar em uma excursão aos três reinos da Divina Comédia, monumental trabalho do poeta que é celebrado em todo mundo, tendo sido traduzido para quase todas as línguas. Como Dante caminha pelo Inferno, o Purgatório e o Paraíso, assim também o fará o visitante, adentrando o universo cosmológico e simbólico da obra dantesca.
Sobre o Acadêmico
Marco Lucchesi é o sétimo ocupante da cadeira nº 15, tendo sido eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila. Foi recebido em 20 de maio de 2011 pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. É o atual Presidente da ABL. Escritor, poeta, ensaísta, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense, obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. É autor, entre outros, dos romances O bibliotecário do imperador e O Dom do Crime. Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. É professor titular de Literatura Comparada da UFRJ e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.
19/10/2021