O Acadêmico Marco Lucchesi participou da abertura da exposição virtual “Três Artistas de Engenho de Dentro”, promovida pelo Museu de Imagens do Inconsciente, através de uma conversa virtual. Também participaram do diálogo a diretora do Instituto Municipal Nise da Silveira Erika Silva e Heloísa Helena Queiroz, gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura. O evento aconteceu no dia 18 de maio
A exposição traz imagens de 30 obras de Adelina Gomes, 30 obras de Fernando Diniz, e 30 de Octávio Ignácio. Cada imagem é acompanhada de informações de seu tamanho, técnica empregada pelo artista, e o ano de criação. A exposição traz ainda biografias curtas dos três artistas e textos críticos sobre o trabalho de cada um deles, além de comentários da própria Nise da Silveira sobre os artistas.
Sobre o Acadêmico
Marco Lucchesi é o sétimo ocupante da cadeira nº 15, tendo sido eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila. Foi recebido em 20 de maio de 2011 pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. É o atual Presidente da ABL. Escritor, poeta, ensaísta, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense, obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. É autor, entre outros, dos romances O bibliotecário do imperador e O Dom do Crime. Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. É professor titular de Literatura Comparada da UFRJ e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.
13/05/2021