Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: ABL detalha o teatro machadiano

AO VIVO: ABL detalha o teatro machadiano

 

Hoje, a Academia Brasileira de Letras encerra a segunda edição do Ciclo de Conferências com "O teatro de Machado de Assis".

Sob a coordenação do acadêmico Ivan Junqueira, secretário-geral da ABL, o pesquisador e escritor João Roberto Faria apresenta o último item do universo literário machadiano.

Assista à palestra aqui

A literatura machadiana

O 2º Ciclo de Conferências inaugurou a série de palestras sobre o universo literário do escritor Machado de Assis. O evento trouxe o romance, o conto, a crônica, a poesia e a crítica para o palco do TRMJ através do olhar de acadêmicos e especialistas no "Bruxo do Cosme Velho".

Até dezembro, a ABL vai realizar mais quatro ciclos dedicados exclusivamente à literatura de Machado de Assis.

 

Conheça o conferencista:

João Roberto Faria

Professor Titular de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, onde concluiu o Mestrado, o Doutorado e a Livre-Docência. Entre 1991 e 1993, fez pós-doutorado no Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain, em Paris. No primeiro semestre de 2000 foi Tinker Visiting Professor na Universidade do Wisconsin, em Madison, Estados Unidos.

É pesquisador do CNPq e coordenador da coleção “Dramaturgos do Brasil”, da editora Martins Fontes, para a qual preparou os volumes Teatro de Álvares de Azevedo (2002), Teatro de Aluísio Azevedo e Emílio Rouède (2002), Teatro de Machado de Assis (2003), José de Alencar: Dramas (2005) e Antologia do Teatro Realista (2006).

É autor dos seguintes livros: José de Alencar e o Teatro (São Paulo, Perspectiva/Edusp, 1987); O Teatro Realista no Brasil: 1855-1865 (São Paulo, Perspectiva/Edusp, 1993); O Teatro na Estante (São Paulo, Ateliê Editorial, 1998) e Idéias Teatrais: o Século XIX no Brasil (São Paulo, Perspectiva/Fapesp, 2001 - “Prêmio Especial” no setor TEATRO “Os Melhores de 2001”, atribuído pela Associação Paulista de Críticos de Arte).

Em colaboração com Flávio Aguiar e Vilma Arêas, publicou Décio de Almeida Prado: um Homem de Teatro (São Paulo, Edusp/Fapesp, 1997; e junto com J. Guinsburg e Mariângela Alves de Lima, coordenou o Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos (São Paulo, Perspectiva/SESC, 2006).

Tem no prelo, pela editora Perspectiva, a sair no segundo semestre deste ano, o volume Do Teatro: Textos Críticos e Escritos Diversos, no qual reuniu a produção crítica de Machado de Assis sobre teatro.

 

Saiba mais:

Assista às palestras anteriores aqui.

19/05/2008 - Atualizada em 18/05/2008