Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Ciclo de Conferêcias detalha a poesia de Machado de Assis

AO VIVO: Ciclo de Conferêcias detalha a poesia de Machado de Assis

 

A Academia Brasileira de Letras dedica mais uma terça-feira para trazer ao público os elementos do universo literário machadiano. Hoje, no Teatro R. Magalhães Jr., o escritor Cláudio Murilo Leal detalha "A poesia de Machado de Assis".

Autor de "Toda poesia de Machado de Assis"- lançado recentemente na ABL- o pesquisador fala de curiosidades como o poema "Menina e moça", retirado pelo próprio Machado do livro "Poesias completas" (1901). Em agosto do mesmo ano, o escritor escreveu uma carta a Carlos Magalhães de Azeredo onde demonstrou arrependimento pelo corte.

"A poesia de Machado de Assis" tem a coordenação do Acadêmico Ivan Junqueira.

Assista ao vivo

 

Conheça o conferencista:

Cláudio Murilo Leal

Doutor em Letras, formou-se em Línguas Neolatinas pela Universidade do Brasil, tendo defendido a sua tese sobre A poesia de Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras, em 2000.

Lecionou Literatura Brasileira, como assistente do professor e acadêmico Afrânio Coutinho e, mais tarde, Literatura Hispano-Americana, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi também professor nas Universidades de Brasília; de Essex, Inglaterra; de Toulouse-Le-Mirail, França, e Complutense, de Madri.

Publicou cerca de vinte livros de poesia, entre os quais Cadernos de Proust, (Prêmio de Poesia do Instituto Nacional do Livro). Seus dois últimos livros intitulam-se Módulos e Cinelândia. Traduziu uma Antologia poética de Carlos Drummond de Andrade para o espanhol, em edição do Instituto de Cooperación Hispano-Americano, de Madri.

Atualmente, é o Presidente da Associação de Escritores PEN Clube do Brasil.
Cláudio Murilo Leal organizou e prefaciou o livro Toda a poesia de Machado de Assis, lançado pela editora Record, em março, aqui na Academia Brasileira de Letras.

30/04/2008 - Atualizada em 29/04/2008