O professor, investigador científico e literário, ensaísta, cronista e poeta Arnaldo Saraiva, catedrático de Literatura Brasileira da Universidade do Porto, toma posse como Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Letras, para ocupar a Cadeira nº 6 do respectivo Quadro, na sessão acadêmica que acontece no Salão Nobre do Petit Trianon.
Arnaldo Saraiva, que substituirá a filóloga e professora de literaturas neo-românicas, Luciana Stegagno-Picchio, falecida no ano passado, é recebido pelo poeta e Acadêmico Antonio Carlos Secchin, que faz o discurso de recepção.
Saiba mais
Arnaldo Saraiva
Arnaldo Saraiva é licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese “Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro”. Em Paris estudou sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, e estudos superiores em Urbino. Foi dirigente da Cooperativa Árvore e do Boavista Futebol Clube.
Colaborador da Radiotelevisão Portuguesa, da Radiodifusão Portuguesa (Antena1) e de várias publicações portuguesas e estrangeiras, também participou da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigindo a revista Persona e o Jornal O Boavista do qual foi fundador. Está representado na Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna, de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro.
Clique aqui para assistir ao vivo.
24/9/2009
24/09/2009 - Atualizada em 23/09/2009