A posse para a nova gestão da Academia Brasileira de Letras se realiza no dia 18 de dezembro, a partir das 17h, em sessão solene, no Salão Nobre do Petit Trianon. A atual diretoria foi reeleita na última semana.
Clique aqui para assistir ao vivo.
Saiba Mais
O escritor e jornalista Cícero Sandroni foi reeleito, nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, por unanimidade, para um segundo mandato como Presidente da Academia Brasileira de Letras. O Acadêmico Cícero Sandroni, 73, é casado com a escritora Laura Sandroni. Ele foi eleito para integrar a ABL em setembro de 2003.
Todos os demais membros da atual diretoria também serão mantidos no próximo ano: secretário-geral, Ivan Junqueira; primeiro secretário, Alberto da Costa e Silva; segundo secretário, Nelson Pereira dos Santos; e tesoureiro, Evanildo Bechara.
Logo depois de sua eleição, Cícero Sandroni anunciou que 2009 será o "Ano Euclides da Cunha na ABL", em homenagem ao centenário de morte do autor de "Os sertões". Euclides da Cunha morreu em 15 de agosto de 1909.
"Vamos montar o que pretendemos venha a ser a maior exposição em torno de sua obra monumental", afirmou o Presidente. De acordo com Sandroni, além de exposição, a ABL organizará ciclos de palestras, edições e visitas guiadas sobre Euclides. "Queremos exaltar um intelectual brasileiro que, entre outros trabalhos, produziu um livro único - "Os Sertões" -, que, para nós, representa um marco na vida mental do Brasil. Livro ímpar, sem igual em outras literaturas, que, misturando o ensaio, a história, as ciências naturais, a epopéia, o lirismo, o drama, mostra a definitiva conquista da consciência de brasilidade pela vida intelectual do país.", disse Sandroni.
O Presidente da ABL também afirmou que a Academia pretende expandir as atividades literárias em 2009 por meio dos recursos tecnológicos, como a internet.
18/12/2008
15/12/2008 - Atualizada em 15/12/2008