Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Aula-show revisita a obra da “Estrela de Madureira”

Aula-show revisita a obra da “Estrela de Madureira”

 

O escritor e jornalista Marcelo Moutinho, ao lado do cantor Pedro Paulo Malta e do violonista Luís Filipe de Lima protagonizam o terceiro evento do “Quinta é Cultura” em agosto com a aula-show “Estrela de Madureira - A trajetória da vedete por quem toda a cidade chorou”.

A apresentação revisita a vida e obra da atriz, dramaturga e empresária Zaquia Jorge, destacando sua importância no teatro suburbano e no cinema nacional. O evento, coordenado pelo Acadêmico Antônio Torres, será na próxima quinta-feira (21), às 17h30.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/estrela-de-madureira-a-trajetoria-da-vedete-por-quem-toda-a-cidade-chorou-608449 e também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=NBQPRPwDoS4

A aula-show combinará a narrativa do escritor Marcelo Moutinho sobre a trajetória de Zaquia Jorge, a “Estrela de Madureira”, com a performance ao vivo do cantor Pedro Paulo Malta e do violonista Luís Filipe de Lima.

Serão exibidas cenas raras de filmes, fotos de peças teatrais e recortes de jornais da época, proporcionando um mergulho na história e no legado da vedete que marcou o teatro e o cinema brasileiro. A combinação de relatos, imagens e música cria uma experiência única, que resgata a memória cultural da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Na próxima quinta-feira (28), dando continuidade ao Quinta é Cultura, Christian Lynch realizará a palestra “À margem da história da república: um manifesto político modernista”, às 17h30.

Sobre Marcelo Moutinho

Escritor, jornalista e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV Rio. Autor de 12 livros, conquistou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônica, com "A lua na caixa d'água" (Malê), e o Prêmio Clarice Lispector 2017, da Fundação Biblioteca Nacional, com os contos de "Ferrugem" (Record). Entre suas obras, estão também "Rua de dentro" (Record, 2019), "A palavra ausente" (Malê, reedição, 2022) e a biografia "Estrela de Madureira – A trajetória da vedete Zaquia Jorge, por quem toda a cidade chorou" (Record, 2024), além de títulos voltados para as crianças. Organizou a seleta de ensaios "Canções do Rio - A cidade em letra e música" (Casa da Palavra, 2009) e antologias como "Contos de Axé - 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás" (Malê) e "O meu lugar" (com Luiz Antônio Simas, Mórula, 2017). Acaba de lançar, pela Malê, a coletânea de crônicas "O último dia da infância".

Sobre Pedro Paulo Malta

Cantor, pesquisador musical e jornalista. Participou como intérprete dos espetáculos "O samba é minha nobreza" (2002), "Sassaricando" (2007) e "É com esse que eu vou" (2010) e de seus respectivos discos, além dos CDs "Dois bicudos" (2004) e "Cachaça dá samba" (2007), gravados com Alfredo Del-Penho. É diretor cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, onde comanda a série de entrevistas "Depoimentos Cariocas" (para o YouTube da instituição), e colaborador de iniciativas do Instituto Moreira Salles (IMS), como o site Discografia Brasileira e a Rádio Batuta.

Sobre Luís Filipe de Lima

Violonista, arranjador, compositor e produtor musical. É também jornalista, pesquisador e escritor, doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Idealizou e dirigiu 17 séries de shows para o Centro Cultural Banco do Brasil, entre elas as dedicadas a Noel Rosa, Raul Seixas, Carmen Miranda, Jackson do Pandeiro, Clara Nunes, Lamartine Babo, Ismael Silva e Lupicínio Rodrigues, como também os ciclos consagrados ao centenário do samba, violão de sete cordas, samba de breque e partido-alto. Ganhou o Prêmio da Música Brasileira em 2017, na categoria de melhor disco de samba, pela produção de "Samba original", álbum do cantor Pedro Miranda. Como violonista, gravou em discos e DVDs de Dona Ivone Lara, Gal Costa, Martinho da Vila, Zélia Duncan, Carlinhos Brown, Elton Medeiros e Bezerra da Silva, entre muitos outros.

14/08/2025