A socióloga, psicóloga e filósofa Barbara Freitag-Rouanet fez a palestra de abertura do ciclo “A cidade na ficção brasileira”, sob coordenação do Acadêmico, embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva. O tema da primeira conferência foi “As cidades formadoras de Clarice Lispector”, e o evento aconteceu no dia 3 de setembro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
O ciclo terá mais três conferências, todas no mês de setembro. Os dias, os conferencistas e os temas, respectivamente, serão: 9, Walnice Nogueira Galvão, “O escritor na cidade: Machado de Assis e Lima Barreto”; 17, Renato Cordeiro Gomes, “Encontro e confronto com a cidade: ficção brasileira e experiência urbana”; e 24, Leticia Malard, “A rua, o cortiço e o sobrado no Rio de Aluísio Azevedo”.
Saiba mais
A palestrante
Barbara Freitag-Rouanet formou-se em Sociologia, Psicologia e Filosofia nas universidades de Frankfurt/M. e Berlim. Doutorou-se na Universidade Técnica de Berlim e fez sua livre-docência na Universidade Livre de Berlim. Lecionou nessas e em outras universidades europeias. No Brasil, trabalhou na Universidade de Brasília como professora titular, recebendo o título de Professora Emérita. Também foi professora visitante da USP, UNESP, UFPR, UFBA, entre outras. Na Unesco, ocupa a cátedra intitulada “Cidade e Meio Ambiente”. Coordenou projeto de pesquisa integrada que estuda a transferência das capitais brasileiras.
Com destaque para três áreas temáticas, Barbara Freitag-Rouanet tem inúmeras publicações na Alemanha, França e no Brasil. Política educacional: Escola, Estado e Sociedade; Sociedade e Consciência; e Diário de uma Alfabetizadora. Teoria sociológica: Teoria Crítica: ontem e hoje; Itinerários de Antígona; e Dialogando com Jürgen Habermas. E Sociologia urbana: Cidade e Literatura; A Cidade dos Homens – Itinerâncias urbanas; Teorias da Cidade, em coedição com a FBN; e, recentemente, Capitais migrantes e poderes peregrinos: o caso do Rio de Janeiro, em coedição também com a FBN (título incluído entre os dez melhores livros na categoria de Ciências Humanas para o Prêmio Jabuti em 2010).
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
3/9/2013
29/08/2013 - Atualizada em 28/08/2013