Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > CD de poesia de Marly de Oliveira é lançado na ABL

CD de poesia de Marly de Oliveira é lançado na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras convida para um recital de poesia e música pelo lançamento do CD intitulado "A Poesia de Marly de Oliveira interpretada por Lauro Moreira", com música original de Pedro Braga, que será realizado no dia 14 de agosto, sexta-feira, às 18h30, no Teatro R. Magalhães Jr.

Marly de Oliveira é reconhecidamente uma das mais importantes poetas do Brasil e da própria língua portuguesa, na opinião de ninguém menos que Antonio Houaiss, e será lembrada, juntamente com sua extensa obra, com 3 Recitais (sendo um deles na ABL), que marcam o lançamento do CD de poesia da artista interpretada por Lauro Moreira. 

Lauro Moreira, atualmente Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), interpretará uma série de poemas da autora falecida em  2007. Os Recitais contarão com uma trilha especialmente composta pelo músico Pedro Braga, e com as participações do trio formado por Braga (violão), Luiz Chaffin (violão) e Iura Ranevsky (violoncelo).

O evento terá transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Por sua linha erudita, sua linhagem clássica e sua alta qualidade literária e filosófica, a exigente obra poética de Marly de Oliveira foi celebrada por figuras do porte de Alceu de Amoroso Lima, Augusto Meyer, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Jose Guilherme Melquior, Manuel Bandeira, C. Drummond de Andrade, até pelo grande poeta italiano G. Ungaretti.

Escrevendo sobre ela em 1989, Antonio Houaiss lamentava que, em vista das sérias deficiências no ensino da língua portuguesa no Brasil, poucos seriam os leitores que saberiam situar-se nesses seus escritos. Mas arrematava convicto que "tempos virão em que isso se alcançará e Marly de Oliveira - poeta por ora de poetas - será poeta de todos nós, que a leremos emocionados e gratos pela coragem e beleza que esparziu no nosso mundo."

Admirador fervoroso dessa obra poética desde seu nascedouro, pretendo - com sete álbum onde interpreto 120 poemas de 12 de seus 17 livros publicados - não apenas prestar à autora uma homenagem póstuma mais que merecida, como sobretudo contribuir para sua difusão e para  a profecia de Antonio Houaiss se realize o mais breve possível.

Lauro Moreira.

4/8/2009

13/08/2009 - Atualizada em 12/08/2009