O escritor e jornalista Cícero Sandroni foi reeleito, nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, por unanimidade, para um segundo mandato como Presidente da Academia Brasileira de Letras. O Acadêmico Cícero Sandroni, 73, é casado com a escritora Laura Sandroni. Ele foi eleito para integrar a ABL em setembro de 2003.
Todos os demais membros da atual diretoria também serão mantidos no próximo ano: secretário-geral, Ivan Junqueira; primeiro secretário, Alberto da Costa e Silva; segundo secretário, Nelson Pereira dos Santos; e tesoureiro, Evanildo Bechara.
Pelo estatuto da ABL, um presidente pode ter dois mandatos consecutivos. A eleição na ABL é anual. A atual diretoria foi eleita em dezembro de 2007. A posse para a nova gestão será na próxima quinta-feira, 18 de dezembro, em sessão solene no Salão Nobre do Petit Trianon.
Logo depois de sua eleição, Cícero Sandroni anunciou que 2009 será o "Ano Euclides da Cunha na ABL", em homenagem ao centenário de morte do autor de "Os sertões". Euclides da Cunha morreu em 15 de agosto de 1909.
Assim como aconteceu com Machado de Assis este ano, em 2009 a ABL vai dedicar boa parte de sua programação cultural a Euclides e deve realizar a exposição "Eucldes vive!". Em 2008, houve a exposição "Machado vive!".
"Vamos montar o que pretendemos venha a ser a maior exposição em torno de sua obra monumental", afirmou o Presidente. De acordo com Sandroni, além de exposição, a ABL organizará ciclos de palestras, edições e visitas guiadas sobre Euclides. "Queremos exaltar um intelectual brasileiro que, entre outros trabalhos, produziu um livro único - "Os Sertões" -, que, para nós, representa um marco na vida mental do Brasil. Livro ímpar, sem igual em outras literaturas, que, misturando o ensaio, a história, as ciências naturais, a epopéia, o lirismo, o drama, mostra a definitiva conquista da consciência de brasilidade pela vida intelectual do país.", disse Sandroni.
O Presidente da ABL também afirmou que a Academia pretende expandir as atividades literárias em 2009 por meio dos recursos tecnológicos, como a internet.
12/12/2008
11/12/2008 - Atualizada em 11/12/2008