O ciclo de conferências do mês de outubro da Academia Brasileira de Letras “A crônica e a cidade”, sob coordenação do Acadêmico Ivan Junqueira, debateu em sua segunda palestra o tema “A crônica, selo de Minas Gerais”, com o jornalista e escritor Humberto Werneck. O evento aconteceu no dia 8, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
O ciclo terá mais duas conferências, todas no mês de outubro. Os dias, os conferencistas e os temas, respectivamente, serão: 15, Zuenir Ventura, “Um gênero democrático”; e 22, João Cézar de Castro Rocha, “Crônica como gênero da ágora brasileira”.
Saiba mais
O palestrante
Humberto Werneck nasceu em Belo Horizonte em 1945 e vive em São Paulo desde 1970. É jornalista desde 1968, tendo-se iniciado no Suplemento Literário do Minas Gerais, sob o comando de Murilo Rubião. Como repórter, editor ou redator-chefe, trabalhou no Jornal da Tarde, Veja, IstoÉ, Jornal do Brasil, Elle e Playboy, entre outras publicações. É cronista do jornal O Estado de S. Paulo, escrevendo aos domingos no Caderno 2.
Publicou, entre outros livros: O desatino da rapaziada – Jornalistas e escritores em Minas Gerais; O santo sujo — A vida de Jayme Ovalle; Chico Buarque — Tantas palavras; Pequenos Fantasmas (contos); O espalhador de passarinhos & Outras crônicas; Esse Inferno vai acabar (crônicas); O Pai dos Burros — Dicionário de lugares-comuns e frases feitas. Organizou, entre outros livros: Bom dia para nascer, crônicas de Otto Lara Resende na Folha de S.Paulo; O Rio é tão longe – Cartas de Otto Lara Resende a Fernando Sabino; Boa Companhia: Crônicas (antologia); Vultos da República – Os melhores perfis políticos da revista Piauí; Minérios domados – Poesia reunida de Hélio Pellegrino.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
9/10/2013
01/10/2013 - Atualizada em 30/09/2013