A Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna e com o apoio do Espaço Itaú de Cinema, inaugura o CineAcademia Nelson Pereira dos Santos em homenagem ao saudoso Acadêmico falecido em 2018. Os filmes serão exibidos na primeira terça-feira de cada mês, sempre às 18h, no Espaço Itaú de Botafogo (Praia de Botafogo, 316), e obedecerão a um critério de ciclos preestabelecidos. A coordenação dos ciclos caberá ao Acadêmico Carlos Diegues. “Limite” foi o primeiro de um ciclo de três filmes, sua exibição aconteceu no dia 5 de novembro, às 18h, no Espaço Itaú de Botafogo.
O primeiro filme a ser projetado foi “Limite”, de Mário Peixoto, dentro do Ciclo Fundação do Cinema Brasileiro, que mostrará também “Argila”, de Humberto Mauro (em dezembro) e “Rio, 40 graus”, de Nelson Pereira dos Santos (em janeiro).
Cada projeção de filme terá uma apresentação e uma mesa de debates com profissionais ligados ao filme em exibição, além de cineastas, críticos, professores e pensadores reconhecidos. Para a exibição de “Limite”, a mesa foi composta pelo cineasta Walter Salles e pelo professor e presidente da ABL Marco Lucchesi. Hernani Heffner, do MAM, foi o mediador do debate.
Limite
Em um pequeno barco à deriva, duas mulheres e um homem relembram seu passado recente. Uma das mulheres escapou da prisão, a outra estava desesperada e o homem tinha perdido sua amante. Cansados, eles param de remar e se conformam com a morte, relembrando as situações de seu passado. Eles não têm mais força ou desejo de viver e atingiram o limite de suas existências.
22/10/2019