“Guimarães Rosa e Mia Couto trataram com esmero as palavras por entenderem como matéria-prima do texto literário.” Essa fala do professor André Crim Valente dá o tom do que será discutido na ABL na próxima terça-feira, 22 de outubro, às 16h. A conferência integra o ciclo “Temas de Língua & Literatura”, que tem coordenação do Acadêmico Ricardo Cavaliere.
A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-criatividade-lexical-em-guimaraes-rosa-e-mia-couto-469837
André falará sobre as criações neológicas que são frequentes, mas nunca gratuitas em seus romances e contos. Para tanto, analisará os neologismos semânticos e enfatizará não só seus elementos mórficos, mas também seus valores semânticos-discursivos.
- O estudo que será apresentado dá prioridade a uma abordagem linguístico-gramatical para ressaltar os aspectos poético-literários contidos nos textos analisados – ressaltou André.
Sobre André Crim Valente
Andre Crim Valente possui graduação em Português-Latim pela Universidade do Estado da Guanabara (1971), graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado em Língua Portuguesa na Universidade do Porto (2007). Aposentou-se em 2023 como professor titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Publicou os livros "A linguagem nossa de cada dia" e "Neologia na mídia e na literatura: aspectos semântico-discursivos". Organizou, entre outras obras, Língua, linguística e literatura: uma integração para o ensino e Aulas de português: perspectivas inovadoras.
INSCRIÇÕES:
22 de outubro - "A criatividade lexical em Guimarães Rosa e Mia Couto” - André Crim Valente - https://www.even3.com.br/a-criatividade-lexical-em-guimaraes-rosa-e-mia-couto-469837
29 de outubro - “O modernismo, a língua literária e a gramaticografia brasileira no século XX"- José Carlos de Azeredo - https://www.even3.com.br/o-modernismo-a-lingua-literaria-e-a-gramaticografia-brasileira-no-seculo-xx-496458
16/10/2024