Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > A direita no modernismo: Roberto Acízelo revisita a obra de Plínio Salgado

A direita no modernismo: Roberto Acízelo revisita a obra de Plínio Salgado

 

“A direita no modernismo: Plínio Salgado” é o tema da segunda conferência do ciclo Literatura e política, na terça-feira, dia 9, às 16h, com o escritor Roberto Acízelo. A coordenação é do Acadêmico Antônio Torres e a entrada é franca. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-direita-no-modernismo-plinio-salgado-616638/

Acízelo discutirá como a historiografia da literatura brasileira construiu uma leitura do modernismo a partir de orientações políticas, enfatizando principalmente as vertentes de esquerda. Ele também destacará o esquecimento das correntes de direita, que tiveram pouca atenção por parte da crítica literária.

A conferência será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/HS05uO_kFR4?si=tBPyH4Z3uGubJJ59

O escritor dará ênfase à figura de Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira e autor cuja produção literária praticamente desapareceu do cânone modernista, mas que, pela qualidade de sua obra de ficção, merece ser revisitada. Os silêncios e as exclusões na história da literatura brasileira também serão discutidos.

Na próxima terça-feira (16), dando continuidade o ciclo de conferência “Literatura e política”, a jornalista Josélia Aguiar fará a conferência “Esquerda, volver”, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. Em seguida, no mesmo local, será realizada a palestra “História e biografia: viagem aos dicionários históricos-biográficos”, com o historiador Israel Beloch, às 17h30.

Sobre Roberto Acízelo

Roberto Acízelo de Souza é professor dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Entre suas publicações mais recentes, figuram os livros Os estudos literários em três tempos: clássico, moderno, pós-moderno e Como se pesa o talento dos poetas: uma antologia da crítica literária (século IV a.C. – século XXI), ambos de 2024, bem como, de 2025, o volume que contém sua tradução dos ensaios “As quatro idades da poesia”, de Thomas Peacock, e “Defesa da poesia”, de Shelley.

02/09/2025