No dia 26 de março, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., o Acadêmico Candido Mendes lançou o livro “Dr. Alceu: da ‘persona’ à pessoa”. A obra fala da figura primacial do laicato católico brasileiro e o crítico fundador da nossa modernidade literária: Alceu Amoroso Lima.
Na ocasião, foi realizada uma mesa redonda com os acadêmicos Candido Mendes, Luiz Paulo Horta e Tarcísio Padilha, além das presenças de Zuenir Ventura e Alceu Amoroso Lima Filho. A mediação da mesa foi do Presidente da ABL Cícero Sandroni.
O lançamento teve entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Saiba Mais
Dr. Alceu: da ‘persona’ à pessoa
A reflexão sobre Alceu Amoroso Lima pede o debate em torno das instâncias de seu pensamento muito mais do que a do mero itinerário biográfico. Responde a essa densidade única de reflexão intelectual, por si só, se debruça sobre as próprias categorias do pensar, principalmente para a relevância do que se faz o recado e para uma fé que não se assimila ao confronto dos bem-pensantes, nem à retórica do establishment à sua volta. Alceu, nesse caminho, é o recado do aggiornamento crítico permanente. Ou da persona, enfim, à pessoa.
26/3/2009
26/03/2009 - Atualizada em 25/03/2009