Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “El País” destaca importância do Acadêmico Lêdo Ivo no cenário cultural e editorial da Espanha

“El País” destaca importância do Acadêmico Lêdo Ivo no cenário cultural e editorial da Espanha

 

Em artigo publicado no jornal El País, no último dia 21 de julho, o crítico literário Antonio Sáez Delgado destaca a presença do Acadêmico Lêdo Ivo no cenário cultural e editorial da Espanha. Afirma em seu texto que a publicação do livro Nido de serpientes, una historia mal contada (Ninho de Cobra, uma história mal contada), pela Editora Vaso Roto, representa um marco e uma razão relevante para que a literatura brasileira seja conhecida naquele país. Acrescenta ainda que Nido de Serpientes é “uma história mágica, plural e ambígua, com uma dimensão simbólica... um romance que permanece sempre aberto diante dos olhos do leitor deslumbrado”.

O Acadêmico, ensaísta e poeta Lêdo Ivo fez um segundo lançamento de seu livro Nido de Serpientes, no dia 7 de maio, na Residencia de Estudiantes, em Madri, Espanha. Estiveram presentes, entre outras autoridades e intelectuais, o Chefe do setor de imprensa da Embaixada do Brasil, Marcio Catunda, e o tradutor da obra, Ángel José Alonso Menéndez. O livro recebeu o Prêmio Nacional Walmap, um dos mais prestigiosos do Brasil e, segundo o autor, natural de Alagoas, “trata-se de uma história mal contada, como as que, no Nordeste, são transmitidas pelas bocas dos vaqueiros, dos cegos ambulantes e dos ladrões de cavalos. Sempre sonhei estar mais além da verdade e da mentira, contando uma história”, afirma o poeta. O livro envolve intrigas e dramas que se entrecruzam nessa alegoria política sobre o terror e a violência.

Saiba mais

Quinto ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 13 de novembro de 1986, Lêdo Ivo nasceu em Maceió, Alagoas. No plano internacional, é detentor do Prêmio de Poesia Del Mundo Latino Victor Sandoval (México. 2008), do Prêmio de Literatura Brasileira da Casa de las Américas (Cuba, 2009) e do Prêmio Rosalía de Castro, do PEN Club da Galícia (Espanha, 2010).

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

25/7/2012

25/07/2012 - Atualizada em 24/07/2012