O romancista catarinense Cristovão Tezza fez a segunda palestra do ciclo “Vozes contemporâneas – a ficção”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, denominada “História de escritor”. O evento aconteceu no dia 8 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
A Coordenação geral de todos os ciclos de conferências deste ano é do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin.
Serão conferidos certificados de frequência.
Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.
Saiba mais
O palestrante
Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952. Trabalhou como professor de Língua Portuguesa da UFSC. Em Curitiba, deu aulas na UFPR, de 1986 a 2009, quando se demitiu para dedicar-se exclusivamente à literatura. Em 1988 publicou Trapo (Brasiliense), livro que tornou seu nome conhecido nacionalmente. Nos dez anos seguintes, publicou os romances Aventuras provisórias (Prêmio Petrobrás de Literatura), Juliano Pavollini, A suavidade do vento, O fantasma da infância e Uma noite em Curitiba. Em 1998, seu romance Breve espaço entre cor e sombra (Rocco) foi contemplado com o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional (melhor romance do ano); e O fotógrafo (Rocco), publicado em 2004, recebeu no ano seguinte o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor romance do ano e o Prêmio Bravo!, de melhor obra.
Sua tese de doutorado (USP), Entre a prosa e a poesia - Bakhtin e o formalismo russo, foi publicada em 2002 (Rocco). Atualmente, é cronista semanal do jornal curitibano Gazeta do Povo. Em abril de 2012, O filho eterno entrou na lista dos 10 finalistas do Prêmio Internacional IMPAC-Dublin de Literatura. Em agosto do mesmo ano, foi lançado O espírito da prosa - uma autobiografia literária, um ensaio não acadêmico sobre o romance, com momentos autobiográficos. No ano seguinte, em maio, saiu pela Editora Record a coletânea de crônicas Um operário em férias, com seleção e apresentação de Christian Schwartz e ilustrações de Benett.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook
8/4/2014
02/04/2014 - Atualizada em 01/04/2014