A Academia Brasileira de Letras deu sequência ao seu ciclo de conferências do mês de abril de 2017, intitulado Segurança Pública em debate, com palestra do escritor, dramaturgo, roteirista, antropólogo e pós-doutor em filosofia política Luis Eduardo Soares. A coordenação foi do Acadêmico e jornalista Merval Pereira, Segundo-Secretário da ABL, e o tema escolhido foi Desafios do sistema de segurança pública e justiça criminal no Brasil. O evento aconteceu na terça-feira, dia 11 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências deste ano.
Foram fornecidos certificados de frequência.
Segurança Pública em debate terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 18, Robert Muggah e Ilona Szabó, Como reduzir os homicídios e construir cidades seguras; e 25, Ricardo Balestreri, O modelo policial brasileiro. O que precisa mudar?
Saiba mais
Escritor, dramaturgo, roteirista, antropólogo e pós-doutor em filosofia política, Luiz Eduardo Soares é professor aposentado da UERJ e ex-professor da Unicamp e do IUPERJ. Foi visiting scholar nas universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh, e pesquisador do Vera Institute of Justica, de New York.
Publicou 15 livros, entre eles Meu Casaco de General: 500 dias no front da segurança pública do Rio de Janeiro, finalista do prêmio Jabuti, em 2000. Seu livro mais recente é Rio de Janeiro; histórias de vida e morte, publicado em 2015 pela Companhia das Letras.
Escreveu, também, os livros: Violência e política no Rio de Janeiro; Legalidade Libertária; Segurança tem saída; Justiça: pensando alto sobre violência, crime e castigo; e o romance Experimento de Avelar”.
Foi Secretário Nacional de Segurança Pública, Subsecretário de Segurança no Estado do Rio de Janeiro e Secretário Municipal em Porto Alegre e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
05/04/2017