A Academia Brasileira de Letras promoveu a abertura do Ciclo de Conferências “Ética e cidadania em tempos de transição”, com a de presença Boris Fausto, falando sobre “A flexibilização da ética”.
A Acadêmica Ana Maria Machado explica:
“O ciclo se propõe a responder, no plano da ética e da cidadania, nestes tempos de transição, o que é certo e o que é errado na sociedade contemporânea? Quais os valores éticos que devem ser considerados permanentes e quais aqueles que devem ser preservados? A ética muda, ou não, com o passar do tempo, com a evolução histórica?”
Sob coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação da Acadêmica e Secretária-geral Ana Maria Machado, o ciclo terá mais três conferências: “Esperanças e incertezas”, com a bacharel em direito e jornalista, além de escritora, Rosiska Darcy de Oliveira, que debaterá a possibilidade de se construir um universo ético sem falsas espertezas, no dia 2 /8; “Desafios da ética na hora atual: Da ética na pesquisa à ética na política”, com Acadêmico Celso Lafer, também professor, PhD em Ciências Políticas e ex-ministro das Relações Exteriores, com tema que suscita uma discussão sobre a ética na Justiça e no Direito positivo, no dia 9/8; e, encerrando o ciclo, “Papéis e pessoas”, com Roberto DaMatta, professor de Antropologia, bacharel em História e cientista político.
A conferência “A flexibilização da ética” aconteceu no dia 26 de julho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
O evento tem o patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Boris Fausto, selecionado para a conferência de abertura, é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciado em História pela mesma Universidade. Doutor em História e livre-docente também pela USP.
Historiador, escritor e pesquisador, entre seus principais livros publicados estão “A Revolução de 1930 – Historiografia e História”; “Trabalho urbano e conflito social”; “Crime e quotidiano – A criminalidade em São Paulo”; “História do Brasil”; “A concise History of Brazil”, editado pela Cambridge University Press (há tradução para o espanhol, japonês e mandarim); “Getúlio Vargas – o poder e o sorriso”; “O crime do restaurante chinês”; e “Memórias de um historiador de domingo”.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no facebook
26/7/2011
22/07/2011 - Atualizada em 21/07/2011