Inspirado na obra homônima da cronista e acadêmica Dinah Silveira de Queiroz, o espetáculo literomusical Floradas na Serra, será apresentado na ABL no dia 6 de novembro, às 17h30, com a Companhia de Arte Jane Ayrão, que faz também a direção. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/floradasnaserra-644125
Floradas da Serra foi o romance de estreia da Acadêmica Dinah Silveira de Queiroz, e foi considerado um best-seller nacional. Publicado originalmente em 1939, foi contemplado, em 1940, com o Prêmio Antônio de Alcântara Machado, da Academia Paulista de Letras. Foi adaptado para o cinema, em 1954, e duas vezes para a televisão, em 1981 e 1991.
A história mostra o cotidiano dos tuberculosos em tratamento na Serra da Mantiqueira, em um tempo em que a doença era conhecida como a "peste branca". Durante a epidemia de tuberculose que assolou o Brasil nas primeiras décadas do século XX, Campos do Jordão, região montanhosa com clima ameno, tornou-se um refúgio para os doentes, com a criação de hospitais e pensões para recebê-los.

Elza, uma jovem que no final dos anos 30, chega a Campos do Jordão para se tratar. Na pensão de Dona Sofia, onde se hospeda, conhece outras mulheres que, assim como ela, enfrentam os desafios da doença e da solidão: Lucília, Leticia e Belinha. Assim, em meio a paixões, desavenças, perdas e alegrias, refletem sobre a vida, amizades, luto e solidão, transformando o cotidiano em narrativa envolvente. E mostram que ao mor está acima de tudo. Que a força de um trem de ferro...une para sempre corações apaixonados.
Elenco
O elenco é formado por Aline Dantas como Elza Adriana Esteduto como Dona Sofia, Ágni Souza como Bruno, Aline Bergamo como Olivinha, Ana Beatriz Pires como Belinha, Eduardo Ramos Jr. como Dr. Celso, Helena Fragoso como Lucília, Isabela Ciniello Araujo como Letícia, Jorge Coelho como Seu Nestor, Josanne Oliveira como Dra. Ana Fróez, Leonardo Couto como Flávio, Marga Farah como Madame Maia, Marta Coelho como Enfermeira Herta, Maysa Borges como Noquinha, Mirele Batista como Turquinha e Rebecca Lírio como Firmiana, sob o acompanhamento musical do pianista Philip Gutwein.
Sobre Jane Ayrão
Jane Ayrão é licenciada em Arte/Educação, com ênfase em Direção Teatral, pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Consolidou sua formação acadêmica com a defesa de tese na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Em 2024, recebeu a outorga Doutor Honoris Causa pela UNECECAP, em Brasília. Destacou-se em diversas Bienais de Arte, sendo premiada por sua atuação em direção teatral. Recebeu a Medalha do Mérito Euclidiano, honraria concedida a estudiosos da obra de Euclides da Cunha. Atualmente, dirige a Companhia de Arte Jane Ayrão, instituição que, há quatro anos, realiza projetos literários com o objetivo de divulgar a literatura brasileira e conquistar novos leitores por meio de espetáculos teatrais.
27/10/2025