Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > François L'Yvonnet profere na ABL conferência sobre "Sentido e Prospectiva da Latinidade"

François L'Yvonnet profere na ABL conferência sobre "Sentido e Prospectiva da Latinidade"

 

Por iniciativa e coordenação do sociólogo e Acadêmico Candido Mendes, a Academia Brasileira de Letras receberá o professor, filósofo, jornalista e editor francês François L’Yvonnet, que proferirá a palestra “Sentido e Prospectiva da Latinidade”, no dia 29 de julho, quarta-feira, às 17h30, Teatro R. Magalhães Jr.

Na atual série de conferências na ABL coordenadas por Candido Mendes, no dia 14 de julho, o pensador francês Edgar Morin abordou o tema “O Pensamento do Sul”.

O evento terá entrada franca, tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

François L’Yvonnet dirige a coleção “Via Latina” das edições Albin Michel et co-dirige os “Carnets”, uma pequena coleção de panfletos anticonformistas na editora L’Herne. Na França é bastante conhecido pela publicação de diversos livros com entrevistas de grandes cientistas franceses a filósofos como George Steiner, Maurice de Gandillac, sociólogos como Jean Beaudrillard, antropólogos como Edgar Morin, etc.
 
Muitos dizem que François L’Yvonnet renova o gênero do diálogo platônico. Amigo e intérprete de Jean Baudrillard, de esquerda, também nutre a maior admiração por escritores franceses católicos do início do século XX, mais conservadores, como Simone Weill ou Louis Massignon, mais conservadores.

Seu senso de diálogo se manifesta também no diálogo das culturas, o que o levou a ser convidado a assumir o cargo, que ocupa até hoje, de secretário geral da Academia da Latinidade, fundada por Candido Mendes, Edgar Morin, Alain Touraine, Gianni Vattimo, Carlos Fuentes, Gabriel Garcia Marquez, Augusto Roa Bastos e José Saramago. Desde a sua fundação, a Academia da Latinidade realiza encontros e seminários reunindo especialistas renomados para discutir a latinidade, seja dentro de uma perspectiva histórica, seja em função de questões levantadas pelos desafios surgidos com a globalização.

Com o prospectivista Thierry Gaudin, François L’Yvonnet publicou A Aventura do Espírito e o Discurso do Método Criativo.

Atualmente é membro do Comitê de redação da revista Qantara, do Instituto do Mundo Árabe, em Paris e produtor de programas radiofônicos na France-Culture.

24/7/2009

24/07/2009 - Atualizada em 23/07/2009