Na última terça-feira, dia 5 de maio, no primeiro andar na ABL, o poeta, ensaísta e tradutor Ivan Junqueira lançou o livro "Cinzas do Espólio".
O livro reúne textos com reflexões sobre a poesia, a prosa, a ficção, o ensaísmo e a tradução literária, dando continuação a uma série de ensaios reunidos, inlcuindo títulos como À sombra de Orfeu, O encantador de serpentes, O signo e a sibila ou O fio de Dédalo.
Saiba mais
De acordo a editora do livro, a Editora Record, neste volume, o amante da literatura poderá encontrar a riquíssima prosa de língua espanhola de Cervantes e Ernesto Sabato; grandes nomes da poesia brasileira do século XX, como Jorge de Lima, Cecília Meireles ou Carlos Drummond de Andrade; nomes que se firmaram no Modernismo, como Joaquim Cardozo a Lêdo Ivo; diversas geração de nossos contemporâneos, como Dora Ferreira da Silva a Weydson Barros Leal; para não falar de críticos das linhas mais diversas, de um José Veríssimo ao grande Otto Maria Carpeaux, até chegarmos as bem fundadas reflexões sobre a arte da tradução ou a música.
Ivan Junqueira (1934) é poeta, ensaísta e tradutor, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. Foi também jornalista e crítico literário dos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Conquistou quinze prêmios literários (Jabuti, APCA, Pen Club do Brasil, Instituto Nacional do Livro, Biblioteca Nacional, ABL) e sua poesia já foi traduzida em oito idiomas.
6/5/2009
30/04/2009 - Atualizada em 29/04/2009