Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Jaguaribe fala de desafios

Jaguaribe fala de desafios

 

DA REDAÇÃO

O combate à miséria a partir do desenvolvimento tecnológico e da incorporação de uma visão humanista foram alguns dos temas tratados ontem pelo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Helio Jaguaribe, no evento "Encontros com o Barão" , promovido pela Fundação Alexandre de Gusmão, no Palácio Itamaraty, no Rio.

Jaguaribe analisou o cenário político do século passado, marcado por ameaças de regimes autoritários, para concluir que os regimes democráticos estão fortalecidos. A grande tarefa deste século, na visão de Jaguaribe, não está no campo político, mas na solução de problemas sócio-econômicos em escala global, face à crescente escassez de recursos naturais e a expansão da população mundial.

A platéia de mais de 100 convidados incluiu o ex-ministro da Economia da Argentina, Aldo Ferrer, acadêmicos como Marcos Vilaça, Murilo Mello Filho, Antônio Olinto, Afonso Arinos, Wanderley Guilherme, e diplomatas, como os embaixadores, Roberto Jaguaribe e Baena Soares.

No campo econômico, Jaguaribe destacou que o Brasil está desenvolvendo de forma coerente um modelo que valoriza a visão humanista e o incentivo ao desenvolvimento tecnológico. Com esta linha o país adquire um alto protagonismo internacional, na visão do acadêmico, para quem a projeção internacional do país tende a ficar ainda maior na medida em que se estreitarem as relações entre Brasil e Argentina. O desenvolvimento do Brasil, contudo, requer maiores investimentos na área de educação, frisou.

Jornal do Commercio (RJ) 29/4/2008

29/04/2008 - Atualizada em 28/04/2008