Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Legado cultural de Dom Pedro II encerra o “Quinta é cultura” de julho

Legado cultural de Dom Pedro II encerra o “Quinta é cultura” de julho

 

O presidente da Academia Petropolitana de Letras, o escritor Leandro Garcia Rodrigues encerra o “Quinta é Cultura” de julho na próxima quinta-feira, 31, com a palestra “D. Pedro II e a França – relações culturais e legado”. A coordenação é do Acadêmico Antônio Torres.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/d-pedro-ii-e-a-franca-relacoes-culturais-e-legado-596325

A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=WWpwF80Ynbw

O escritor vai falar sobre a complexa personalidade de dom Pedro II, destacando seu espírito aberto e interesse genuíno pelas diferentes culturas do mundo, e como o imperador buscou compreender tradições, idiomas, costumes e visões de mundo variados, aspectos que moldaram profundamente sua imagem pública.

A relação singular de dom Pedro II com a cultura francesa, evidenciando sua amizade e correspondência com poetas, artistas e cientistas da França, país natal de grandes nomes, como Victor Hugo, com quem mantinha uma relação de amizade, será lembrada por Leandro Garcia Rodrigues, que pretende resgatar e analisar esse diálogo cultural entre o segundo imperador do Brasil e a intelectualidade francesa do século XIX, revelando o legado dessa conexão para a história e cultura brasileiras.

Dando início à programação do “Quinta é Cultura” de agosto, o Acadêmico e economista Eduardo Giannetti fará a palestra de abertura do ciclo, “Imortalidades”, dia 7, às 17h30.

Sobre Leandro Garcia Rodrigues

Licenciado em Letras pela Universidade Castelo Branco; Mestre e Doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio. Possui três Pós-doutorados: em Estudos Literários (PUC-Rio), em Teologia (FAJE-BH) e em História (Sorbonne Nouvelle / Paris 3). É professor adjunto de Teoria Literária e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG (atuando nos ensinos de graduação e pós-graduação).

É especialista em Teopoética (estudos comparatistas entre Literatura e Teologia) e em Epistolografia (estudos de cartas/correspondências) de escritores, bem como nas pesquisas com arquivos literários, com vários livros e ensaios publicados nesta temática.

É pesquisador-bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq e membro titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), da Academia Petropolitana de Letras (APL), do Conselho-diretor do Museu-Casa de Stefen Zweig e do Conselho-diretor do Museu Imperial de Petrópolis.

24/07/2025