As recentes mudanças nas regras da ortografia da língua portuguesa, aprovadas pelos países que integram a comunidade lusófona e oficializadas no Brasil, em vigor desde o dia 1° de janeiro de 2009, ainda deixam muitas dúvidas em relação ao emprego correto de acentuações e hifenizações, só para citar alguns exemplos.
Neste guia prático e atualizado, o professor Domício Proença Filho explicita e comenta, de forma clara e objetiva, as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico, apresentando regras e exemplos que outros manuais, lançados anteriormente, não contemplaram, e facilita a consulta ao assinalar quando a norma permaneceu a mesma.
Fundamental para estudantes, professores, escritores e para todos aqueles que quiserem escrever com segurança e conhecimento, a Nova Ortografia da Língua Portuguesa apresenta regras práticas relacionadas com o uso das letras, a acentuação gráfica, o emprego do apóstrofo e do hífen, a divisão silábica, além de muitos outros temas da gramática portuguesa. Uma ampla listagem de exemplos é oferecida ao leitor.
Com o olhar cuidadoso, o autor, integrante da Academia Brasileira de Letras, faz ainda um resumo de conceitos básicos que facilitam a compreensão dos critérios orientadores da transcrição gráfica das palavras, e sintetiza também as diversas tentativas de simplificação e unificação ortográfica do nosso idioma. O texto é pontuado por observações e lembretes, decorrentes de dúvidas encaminhadas ao autor, especialmente em seminários relacionados à matéria. No fim da publicação, o leitor encontra ainda a transcrição do texto oficial do Acordo.
O livro, do Grupo Editorial Record / Editora Record, custa R$25,00.
Saiba mais
Domício Proença Filho, professor emérito e titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, doutor e livre-docente, lecionou a disciplina e também língua portuguesa em inúmeros outros estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, entre eles a UFRJ e PUC-Rio. Foi Professor Titular Convidado (Gastprofessor) na Universidade de Colônia e na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen, na Alemanha. Idealizou e produziu para a Rádio MEC, entre outras obras, a série “Nos caminhos da comunicação”, com cem programas centrados no nosso idioma. Foi diretor de textos da Enciclopédia Século XX. Atualmente, ministra cursos de atualização em língua portuguesa para professores e de português instrumental e comunicação na empresa. Crítico, poeta, ficcionista, antologista e promotor cultural, escreveu mais de 50 livros, entre eles Por dentro das palavras da nossa Língua Portuguesa e Capitu, memórias póstumas, ambos publicados pela Record. É membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Filologia e do P.E.N. Clube do Brasil.
6/11/2009
05/11/2009 - Atualizada em 05/11/2009