O Acadêmico e escritor Marco Lucchesi participará, de forma virtual, da Conferência Bibliotecas em Diálogo, promovida pela Biblioteca Apostólica Romana, entre hoje (14) e sábado (16). A conferência reunirá representantes das maiores bibliotecas do mundo, que assinarão um documento conjunto sobre o papel das bibliotecas no futuro.
Em março deste ano, a Biblioteca Nacional, da qual Lucchesi é o presidente, firmou um memorando de entendimento com a Biblioteca do Vaticano para cooperação mútua.
Confira abaixo um trecho da carta enviada por Marco Lucchesi ao Papa Francisco:
“A Biblioteca Nacional do Brasil, Santo Padre, constrói pontes em vez de muros; diálogos, não monólogos. Inspira confiança entre os vizinhos, de portas abertas, profundamente acolhedora, sem discriminar leitores e visitantes, oferecendo-lhes horizontes de cuidado e emancipação. E um elemento solidário, quando atendemos às partes mais remotas do Brasil, quando ministramos cursos de restauro nos países africanos e da América-Latina, ou quando as doações de livros editados pela BN adquirem uma perspectiva sensível, de que destaco a defesa da leitura nos espaços de privação de liberdade. Defesa da memória, diversa e plural. A Biblioteca posiciona-se contra a dissolução da identidade, contra as práticas veladas, ou abertas, de epistemicídio".
14/11/2024