Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Marco Lucchesi visita biblioteca da Bósnia e Herzegovina e fala sobre o intercâmbio de cópias digitais de livros e periódicos com o Brasil

Marco Lucchesi visita biblioteca da Bósnia e Herzegovina e fala sobre o intercâmbio de cópias digitais de livros e periódicos com o Brasil

 

O Acadêmico e escritor Marco Lucchesi fez uma visita institucional à Biblioteca Gazi Husrev-beg, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, no dia 26 de janeiro. Lucchesi é o primeiro profissional brasileiro da área da cultura a visitar oficialmente a instituição.

Ele foi recebido pelo diretor da biblioteca, Dženan Handžić, e conheceu o acervo da Instituição, assim como projetos nas áreas de digitalização e preservação do patrimônio cultural documental. Lucchesi e Handžić também conversaram sobre possíveis parcerias, como o intercâmbio de cópias digitais de livros e periódicos raros.

Marco Lucchesi e a equipe da Biblioteca Gazi Husrev-beg

O Acadêmico também esteve na Biblioteca Nacional e Universitária da Bósnia e Herzegovina (NUBBiH), onde foi recebido pela chefe do Departamento de Periódicos, Anja Mastilović, e pela gerente do Departamento de Relações Internacionais e Projetos, Aiša Telalović. O Acadêmico tratou de possíveis projetos em parceria nos campos da informação e da bibliografia.

A biblioteca

Fundada em 1537 pelos otomanos, a Biblioteca Gazi Husrev-beg é uma biblioteca pública histórica, considerada patrimônio mundial pela Unesco. O local abriga em torno de 10.500 manuscritos raros, com cerca de 20 mil textos sobre ciências islâmicas, línguas orientais, filosofia, história e outros temas.

Segundo o site da Biblioteca Gazi Husrev-beg, o encontro inaugurou um novo capítulo na cooperação internacional. Eles ressaltaram o fato de Marco Lucchesi ser o primeiro representante oficial brasileiro a visitar a instituição, o que torna histórico o evento. Este momento, que quase pode ser descrito como um encontro de dois hemisférios culturais, simboliza o desejo de conexão, troca de conhecimento e respeito mútuo. A visita deixou uma forte impressão em ambos os lados e representa a base para a futura cooperação, segundo o site.

02/02/2026