A Editora Nova Fonteira lança na ABL o "Minidicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara", hoje, 8 de setembro, às 18h30, no Petit Trianon.
Organizado pelo lexicógrafo, gramático e Acadêmico Evanildo Bechara, a obra assinala as palavras que mudaram com o Acordo Ortográfico, indicando de que forma elas devem ser escritas a partir de agora. Além disso, é o único que traz uma lista, ao final, com todas essas palavras, para o leitor encontrar rapidamente quais mudaram em função do novo Acordo Ortográfico.
Informa a editora que o minidicionário, composto por 1.024 páginas, tem mais de 30 mil verbetes, locuções e elementos de composição, observações gramaticais, separação silábica e pronúncia, regionalismos, estrangeirismos, siglas, sinônimos, antônimos, parônimos, plurais, femininos, aumentativos, diminutivos e superlativos irregulares e coletivos.
O volume inclui ainda uma minigramática escrita por Bechara, com um resumo simples e didático das novas regras ortográficas; um quadro de formas de tratamento; um quadro explicativo sobre etimologia; modelos de conjugação; minienciclopédia de acidentes geográficos, personalidades e fatos brasileiros; quadro da hierarquia militar do Brasil; e quadro com os países do mundo, suas capitais, adjetivos pátrios, moeda e área. Trata-se de uma ferramenta prática e confiável para o uso diário.
O evento terá entrada gratuita.
Saiba mais
Evanildo Bechara
O Professor Evanildo Bechara é o representante da ABL para questões relacionadas ao novo Acordo Ortográfico e o responsável pela elaboração do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP, que registra a forma oficial de escrever as palavras. É autor de O que muda com o novo Acordo Ortográfico e A nova ortografia, dois livros em que explica as mudanças na ortografia. É autor também da Moderna Gramática Portuguesa, que há mais de quarenta anos é referência no Brasil e no exterior, e é a mais recomendada para concursos. São dele a Gramática escolar da Língua Portuguesa e o livro Lições de Português pela análise sintática, entre outros. Recentemente manteve uma coluna no jornal O Estado de S.Paulo para responder às dúvidas dos brasileiros. Foi considerado pela imprensa como o “Juiz do Acordo Ortográfico” e como o “Professor dos Professores”.
4/9/2009