Prosseguindo com a "Mostra ABL 2009 - Cinema e Literatura Brasileira", na quarta-feira, dia 1 de julho, serão exibidos os filmes "O Saci", de Monteiro Lobato, às 15h, e "Dois perdidos numa noite suja", de Plínio Marcos, às 18h30min.
A coordenação da "Mostra ABL 2009 - Cinema e Literatura Brasileira" é do Acadêmico Nelson Pereira dos Santos.
O evento terá entrada gratuita.
Saiba mais
15h: O Saci (1953)
O filme mostra as aventuras de Narizinho e Emília no Sítio do Picapau Amarelo, junto de Pedrinho que quer capturar um Saci em uma garrafa, seguindo as instruções do Tio Barnabé. O Saci depois de capturado e solto novamente, irá ajudar Pedrinho a desfazer uma bruxaria que a Cuca jogou em Narizinho, transformando-a em pedra. No Sítio vivem ainda Dona Benta e Tia Nastácia, que cuidam das crianças, e se divertem com suas reinações.
Duração: 64 minutos
Direção: Rodolfo Nanni.
Elenco: Olga Maria, Livio Nanni, Aristéia Paula Souza, Maria Rosa Moreira Ribeiro, Benedita Rodrigues, Otávio de Araújo, M.Meneguelli, Yara Trexler, Paulo Matosinho.
18h30min: Dois perdidos numa noite suja (2003)
Nova York, 2001. Paco (Débora Falabella), que é uma mulher que se chama Rita mas odeia ser assim chamada, tinha feito sexo oral com um "cliente" em um banheiro público. A situação saiu do controle, pois ele descobriu que Paco era uma mulher e ficou violento, e apenas não não piorou devido à interferência de Tonho (Roberto Bomtempo), que limpava o local e deixou o "cliente" desacordado. Paco aproveita a situação para roubá-lo, mas como tinha feito Tonho perder o emprego divide com ele o dinheiro. Eles então descobrem que ambos são brasileiros. Tonho, com saudades de falar português, convida Paco para ficar no seu "apartamento", que é na verdade um galpão abandonado. Tirando o fato de serem estrangeiros eles nada têm em comum. Enquanto Paco é uma pessoa bem determinada e agressiva, Tonho é humilde, mas está cansado de subempregos e quer voltar para o Brasil. Paco por sua vez sonha alto e quer se tornar uma mega popstar. Por falta de opção e necessidade eles vivem um cotidiano infernal, no qual Paco agride verbalmente Tonho praticamente o tempo inteiro. Esta convivência forçada de dois imigrantes que vivem à margem da sociedade irá revelar gradativamente a falta de esperança por uma vida mais digna.
Duração: 100 min
Direção: José Joffily
Elenco: Roberto Bomtempo, Débora Falabella, David Herma, Guy Camiller, John Gilleec, Richard Velazque, Theodoris Castellano, Daniel Porto.
Assuntos relacionados:
Programação Cultural
Cinema na ABL
29/6/2009
29/06/2009 - Atualizada em 28/06/2009