A Academia Brasileira de Letras convidou para a série "MPB na ABL", com a cantora Kay Lyra, no show "Quando ela fala... tem Bossa Nova na Academia", título que se refere ao poema “Quando ela fala”, que Machado de Assis escreveu para sua mulher Carolina e o compositor, cantor e violonista Carlos Lyra, pai de Kay, musicou.
“A homenagem que Kay Lyra e seu pai Carlos Lyra fazem ao primeiro Presidente da ABL, Machado de Assis, musicando e cantando um de seus dos mais bonitos poemas, “Quando ela fala”, feito com muito afeto para a mulher Carolina, nos apresenta uma das muitas facetas literárias do grande escritor. A Academia se sente particularmente feliz pela lembrança e pela criatividade do show”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.
Com patrocínio da Petrobras, o espetáculo de Kay Lyra apresentou um repertório predominantemente composto por canções do gênero bossa nova, do qual seu pai foi um dos mais importantes compositores. Mas não apenas a saudade move a cantora. O espetáculo teve também composições suas. São músicas que representam uma mistura instigante entre a bossa nova e o “folk”, herança que traz de sua mãe, Kate Lyra, nascida em Bisbee, Arizona, nos Estados Unidos. Mas segundo a cantora, essa duplicidade musical não trai em momento algum as raízes brasileiras que compõem seu universo.
"Quando ela fala... tem Bossa Nova na Academia" aconteceu no dia 6 de outubro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL. A entrada foi franca.
Saiba mais
Kay lançou seu primeiro CD, “Influência do Jazz”, no Japão. Nesse disco, ela faz uma releitura das músicas de seu pai, como a própria canção que dá título ao CD. Também se destaca a versão, uma espécie bossanovista, da música “Ne me quitte pás”, de Jacques Brel.
O segundo disco da cantora, lançado apenas no Brasil, tem curiosamente um nome japonês: “Kandagawa”, também nome de uma das canções do álbum. O show é fruto dos dois trabalhos e tem a participação especial no violão, vocais e arranjos de Maurício Maestro (do grupo vocal Boca Livre), responsável também pelos arranjos de seus dois CD's.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
6/10/2010
06/10/2010 - Atualizada em 05/10/2010