Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > MPB na ABL homenageia o Centenário de Roberto Martins

MPB na ABL homenageia o Centenário de Roberto Martins

 

Hoje, 4 de novembro, um dos grandes compositores da chamada Era de Ouro da música brasileira é homenageado na série MPB na ABL. No ano em que completaria 100 anos de vida, Roberto Martins, autor de sucessos como Cai-cai, Cordão dos puxa-sacos, Beija-me, Favela, Renúncia e Meu consolo é você, para citar alguns, a ABL realizará um show para comemorar seu Centenário, intitulado de "Roberto Martins, dos sonhos de amor e do samba-canção".   

Concepção coletiva do Grupo Samba de Fato, compreende, ainda, outros clássicos, entre os quais Menos eu, emparceria com Jorge Faraj, gravado originalmente por Silvio Caldas em 1931, e um pot-pourri de marchinhas carnavalescas.

Cabe a Cristina Buarque e ao grupo Samba de Fato apresentar o repertório, que consubstancia parte expressiva da obra musical de Roberto Martins. Cristina, aliás, tem incluído sambas de Martins em seus discos mais recentes, enquanto o Samba de Fato, integrado por Pedro Amorim (bandolim), Paulino Dias e Pedro Miranda (percussão) e Alfredo Del Peno (violão), caracteriza-se pela excelência dos arranjos e pelo alto grau de musicalidade mercê do conhecimento vasto do samba carioca e da técnica de cada um dos músicos.

O evento acontece no Teatro R. Magalhães Jr., às 17h30, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL e entrada franca.

Saiba mais

Roberto Martins

Do período de 1930 até a metade de 1950, Roberto Martins inclui-se entre os compositores mais gravados. Carlos Galhardo, Gilberto Alves, Orlando Silva, Aracy de Almeida e Francisco Alves somam inúmeros registros entre sambas e valsas. A obra de Roberto é também vasta de gêneros, significando sucessos como valsas, sambas, fox-trotes, choros e marchas, isto é, músicas de carnaval e de meio-de-ano, como a definição recorrente de então.

Considerado um dos bambas nas composições carnavalescas, Roberto Martins é autor das marchas Cadê Zazá (c/Ari Monteiro), Pedreiro Valdemar(c/Wilson Batista), A sinfonia dos tamancos (s/parceiro), Marcha dos gafanhotos (c/Frazão), e dos sambas Meu consolo é você (c/Nássara), Adeus mocidade (c/BeneditoLacerda) e Cai-cai (s/parceiro), este um samba-batucada, gravado pela dupla Joel e Gaúcho e sucesso do Carnaval de 1940.

Entre os parceiros de Roberto Martins podemos listar Ataulfo Alves, Mário Lago, Orestes Barbosa, Mário Rossi, Radamés Gnattali, Alcebíades Barcelos, Frazão, Wilson Batista, Antonio Almeida, Benedito Lacerda, Cristóvão de Alencar, Lamartine Babo, Alberto Ribeiro e Valfrido Silva.

3/11/2009

02/11/2009 - Atualizada em 02/11/2009