Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “MPB na ABL” inaugura série de 2012 homenageando Jorge Amado

“MPB na ABL” inaugura série de 2012 homenageando Jorge Amado

 

A Academia Brasileira de Letras deu início à temporada de 2012 da série “MPB na ABL” com o espetáculo Os Caymmi visitam Jorge Amado, expressamente feito para celebrar o centenário de nascimento do Acadêmico e escritor baiano, que estaria completando 100 anos em 10 de agosto próximo. Tratou-se de récita única com Danilo Caymmi (flautista e cantor) e Stellinha Caymmi (cantora). Os dois foram acompanhados pelo violonista Flávio Mendes. O evento aconteceu no dia 11 de abril, quarta-feira, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da ABL – Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo.

De acordo com o apresentador Ricardo Cravo Albin, o show exibiu “um opulento resgate de memória musical, a partir de dois eventos: o primeiro é o encontro de Danilo, filho do patriarca Dorival Caymmi, com Stellinha, neta, biógrafa, cantora e filha de Nana Caymmi”. O segundo, afirma Ricardo Cravo Albin, é a apresentação de um repertório jamais visto antes, “fruto de uma acurada pesquisa dos envolvidos no espetáculo”.

Ainda segundo Ricardo Cravo Albin, o espetáculo apresentou sete parcerias entre Caymmi e Jorge Amado, além do clássico É doce morrer no mar, extraído a partir de versos do Acadêmico para o romance Mar morto. Entre essas parcerias, de acordo com Albin, existem jóias desconhecidas, como Beijos pela noite, feita por Caymmi e Amado com a rara participação de Carlos Lacerda, então comunista e companheiro de ambos. Houve, ainda, Canção para Prestes, feita por Caymmi a pedido de Jorge para a campanha de Luiz Carlos Prestes.
 
Foram apresentadas também, de acordo com Ricardo Cravo Albin, as canções da dupla Caymmi/Amado para a adaptação teatral (anos 40) do romance Terror sem fim e que foram três: Cantiga de Cego, Canto de Obá e Retirantes. O público teve a oportunidade de ouvir as modinhas feitas por Caymmi a pedido de Jorge Amado para televisão e/ou cinema sobre seus personagens clássicos como Gabriela e Teresa Batista. Os cantores recordaram a música Acontece que eu sou baiano, escrita especialmente a pedido de Jorge a Dorival para selar o romance do futuro Acadêmico com a também futura Acadêmica Zélia Gattai.

A série “MPB na ABL”, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, tem patrocínio da Petrobras.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

13/4/2012

04/04/2012 - Atualizada em 03/04/2012