A Academia Brasileira de Letras convida para a série Música de Câmara na ABL, com a apresentação do Duo Paulo Santoro (violoncelo) e Maria Teresa Madeira (piano).
O programa será dedicado aos 200 anos de nascimento de Chopin e Schumann e contará também com duas músicas de Heitor Villa-Lobos, importante compositor clássico brasileiro: Villa-Lobos – Pequena suíte, Romancette, Legendária, Harmonias soltas, Fugato (all’antica), Melodia, Gavotte-Scherzo; e Capriccio; Schumann – Adagio e Allegro, Op. 70; e Fantasiestücke, OP. 73, Zart und mit Ausdruck, Lebhat, leicht, Rasch und mit Feuer; Chopin – Polonaise brillante.
O evento acontece hoje, dia 8 de julho, às 18h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca.
Música de Câmara na ABL tem patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Maria Teresa Madeira
Pianista formada pela Escola de Música da UFRJ e Mestre em Piano Performance pela Iowa University, Maria Teresa Madeira atuou como solista em muitas orquestras, entre elas a Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica e a da Universidade de Iowa. Trabalhou com os mais destacados regentes brasileiros, entre eles Isaac Karabitchevsky, Armando Prazeres e David Machado. Fez a direção musical e participou como pianista de diversas peças teatrais. Tem três cds totalmente dedicados à obra de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.
Paulo Santoro
Um dos mais destacados violoncelistas brasileiros, Paulo Santoro é professor formado pela Escola de Música da UFRJ e violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Na Indiana University School of Music, teve aulas com os professores Emilio Colón, Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker, terminado com nota máxima. Fez parte da Indiana University Philharmonic Orchestra e da Indiana University Concert Orchestra sob a regência dos maestros Kurt Masur e Mstislav Rostropovitch. A revista britânica The Strad disse sobre seu último cd: “Paulo Santoro brilhou em seu solo, encantador e inspirado”.
Veja também
Twitter da ABL
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
Assuntos relacionados
ABL prossegue série de recitais de Música de Câmara com o concerto do Duo Internacional
6/7/2010
24/06/2010 - Atualizada em 23/06/2010